Desafio LIVRE: A Páscoa e os ovos de chocolate estão chegando. E agora?

Agora que o período da Páscoa assombra quem quer emagrecer, o nutricionista Gustavo Soares lembra, novamente: equilíbrio é a chave do sucesso!

(Foto: valeria_aksakova - br.freepik.com)

Minha jornada em busca de manter uma vida saudável a longo prazo já soma alguns anos. Minha família carrega o gene da obesidade no sangue, então, em 2015 resolvi que prefiro comer direito e me exercitar um pouco ao invés de acumular, com os anos, diversos problemas graves de saúde, exclusivamente, em função do sobrepeso.

Resultado do meu primeiro ano de reeducação alimentar

Uma coisa sobre a reeducação alimentar é certa: é preciso ter paciência. Nem sempre se acerta de primeira um plano alimentar que se encaixe com você. Entre tentativas e erros, meu peso foi e voltou nos últimos meses. Outro fator de importância nessa somatória é a atividade física o que, às vezes, também leva tempo até acharmos algo que nos faça sentir prazer.

Depois de ter escolhido o Crossfit como minha atividade do coração e ter travado uma verdadeira batalha com a comida – até entender que ela não é minha inimiga e, muito menos, prêmio de consolação, mas uma ferramenta para nutrir o corpo e me possibilitar fazer as coisas que eu gosto e preciso -, foi a correria do dia a dia que me lembrou que nada funciona sem o bom e velho planejamento.

Foi com planejamento que eu comecei bem os 90 dias de desafio e foi sem ele que, no fim de março, tudo desandou. No auge da minha organização, eu anotava todas as refeições diárias e saía de casa com quantas marmitas fossem necessárias, para não ter erro!

Já no máximo da minha desorganização, deixei várias responsabilidades se acumularem e passei a tomar café da manhã no meio da tarde, pular o almoço, jantar qualquer coisa a qualquer hora e passar longe de qualquer exercício.

Mas, calma! Esse foi um curto período e tudo está de volta ao normal. De vez em quando, nós passamos por essas “turbulências”, mas com planejamento e consciência, tudo se ajeita.

Equilíbrio

Eu, atualmente, na busca diária do equilíbrio

Já falamos aqui sobre as dificuldades de se reeducar e demos dicas de como começar. Agora que o período da Páscoa nos assombra, o nutricionista Gustavo Soares lembra, novamente, que o equilíbrio é a chave do sucesso.

“Páscoa é uma data comemorativa que entra na questão de se planejar, igual Natal e ano novo, que são datas em que estamos em reunião com a família. Se você ganha um ovo da Páscoa, não precisa comer ele inteiro. Esse não é seu objetivo. Então, você pode comer um pedaço e dividir o resto com os amigos e familiares”, ele sugere.

Assim, segundo o nutri, você não precisa se negar a receber ovos de chocolate e, menos ainda, a comparecer às reuniões familiares. Pelo contrário, o conselho é que você vá e participe. Basta comer em pequenas quantidades. Caso o exagero acabe vencendo, ainda assim, não há motivo para pânico.

“Se você exagerou, ok. Volte logo depois ao seu objetivo. Volte a treinar e seguir a vida normal. Vai se cuidando para não cometer outros excessos depois da Páscoa”, ele completa.

Por fim, Gustavo nos lembra que, em casos de datas especiais, como a Páscoa, não há necessidade de ficar substituindo alimentos nem perpetuando o “terrorismo alimentar”. O importante é sempre manter em mente o que você quer, seu objetivo, e trabalhar o auto controle.

A jornada continua

Com data comemorativa ou sem, todo dia é dia de se policiar e fazer escolhas conscientes e inteligentes. Você pode acompanhar o restante da minha jornada, através do meu Instagram – @delimagabriela, e também todos os participantes do Desafio Livre no instagram do @sigaolivre.

O nutricionista Gustavo Soares também compartilha seu dia a dia em seu instagram – @nutrigustavo . E se você quiser marcar uma consulta com ele, entre em contato pelo telefone (65) 3614-9500, da clínica Gastrocenter, localizada no bairro Goiabeiras, ou pelo WhatsApp, no número (65) 98112 7623.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHomem sequestra filho, capota carro em perseguição e acaba preso
Próximo artigoArmado e treinado