Mato Grosso

Deputados aprovam congelamento do IPVA, mas governo deve vetar medida

Proposta estabelece que governo use tabela Fipe até 2020 para cobrar imposto, sem alta de até 30% para veículos usados

1 minuto de leitura
Deputados aprovam congelamento do IPVA, mas governo deve vetar medida
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

Deputados estaduais fecharam esta semana a votação de um projeto de lei que congela a alíquota do IPVA para 2022. Porém, ele chegará ao Poder Executivo já com indicação de veto. 

O projeto, de autoria do deputado Xuxu Dal Molin (PSC), prevê que o governo use os valores fixados pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) até 2020 para cobrar o imposto do ano que vem. 

Segundo ele, a intenção é evitar que a taxação suba até 30% para veículos usados, sem componentes eletrônicos incluídos nos veículos mais recentes. Os balanços parciais deste ano mostram que a venda dos carros usados superaqueceu por alta no preço dos novos e demora na entrega. 

O exemplo foi dado pelo parlamentar da majoração foi de um modelo 2020, cujo IPVA ficou em R$ 853. Com as alterações no mercado e reflexo na tabela Fipe, o imposto subiria para R$ 1.118 em 2022. 

“Alguns modelos registraram um aumento superior a 30%. Como o IPVA é calculado sobre o valor real do bem, isso reflete no aumento do referido imposto”, disse. 

O governador Mauro Mendes disse que o projeto de lei tem vício de origem, pois é uma medida que altera o Orçamento do Estado. Neste caso, a determinação da Constituição é que a proposta seja feita pelo Executivo. 

“Existe uma forma de tramitar medidas tributárias tanto para elevar receita ou criar despesa. Eu já disse que eu respeito toda a competência do Legislativo e eles têm que respeitar a competência do Executivo”, afirmou. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes