Judiciário

Deputado recorre para obrigar Prefeitura de Cuiabá a intervir na Santa Casa

2 minutos de leitura
Deputado recorre para obrigar Prefeitura de Cuiabá a intervir na Santa Casa
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O deputado estadual Ludio Cabral (PT) entrou com recurso no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) contra decisão do juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara de Ação Civil Pública e Popular de Cuiabá, que se negou a obrigar a Prefeitura de Cuiabá a fazer uma intervenção na Santa Casa de Misericórdia, que desde março está de portas fechadas.

No recurso, protocolado na sexta-feira (26), o deputado afirma que a prefeitura tem sido omissa na intervenção do hospital, que presta serviço de saúde essencial ao município e que, por isso, “merece repressão pelo Judiciário”.

“É dever do Município garantir os serviços de atenção básica, de média e de alta complexidade à saúde e prestar serviços em sua localidade, com a parceria dos governos estadual e federal”, lembrou.

Dessa forma, segundo o recurso, não há que se falar em ofensa à separação dos poderes, conforme foi apontado pelo magistrado da primeira instância.

“Não restam dúvidas que cabe ao Poder Executivo formular e implementar as políticas públicas. Contudo, se os agentes públicos descumprirem a obrigação a eles imposta, lesando a efetividade de um direito metaindividual, o Poder Judiciário deverá intervir para restaurar a ordem violada”, diz trecho da ação.

“Neste sentido, considerando que ato de omissão causou lesividade ao patrimônio público, ao patrimônio histórico, a moralidade administrativa, ao direito do consumidor e ao direito de toda coletividade, faz-se necessário realizar-se a requisição administrativa ou ocupação temporária”, continuou.

Assim, o deputado pediu tutela de urgência provisória – uma decisão liminar – ao TJMT, para que seja determinado que a Prefeitura peça a ocupação temporária da Santa Casa, com o objetivo de restabelecer os atendimentos na unidade médica.

Leia também

Governo assume recuperação da Santa Casa; prefeitura diz que não foi informada

Misael avalia acionar a Justiça para garantir intervenção na Santa Casa

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes