Deputado propõe que Detran implante renovação de CNH pela internet

Redução de filas: o condutor poderá agendar pela internet, exames médicos e psicotécnicos

O deputado estadual Ulysses Moraes (DC) apresentou nesta semana uma indicação ao Governo do Estado para que implante um serviço de renovação simplificada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a proposta, o motorista poderia solicitar junto ao Detran-MT a atualização do documento através da internet.

A proposta é baseada em um modelo praticado atualmente no estado de São Paulo. Lá, os condutores só precisam se deslocar a uma unidade do Detran para fazer os exames médicos e psicotécnicos, agendados anteriormente pela internet.

O serviço reaproveita a última coleta biométrica do motorista (fotos, assinatura e digitais) e faz com que a demanda pelo atendimento presencial diminua.

O Detran, de acordo com números da Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso, liderava a lista de reclamações dos cidadãos de Mato Grosso. Com a proposta de Ulysses Moraes, boa parte dos atendimentos presenciais passaria a ser realizado de forma virtual, otimizando o atendimento.

Quem estiver com a carteira suspensa ou cassada não poderá usar o atendimento pela internet. Caso exista necessidade de alteração dos dados assim como de nova coleta biométrica, o processo deverá ser feito de forma presencial.

Com as alterações propostas o condutor poderá agendar, pela internet, os exames médicos e psicotécnicos. Também virtualmente ele poderá pagar a taxa de emissão do documento e pelo envio do documento pelos Correios. Com isso, o parlamentar espera diminuir de três para apenas uma vez a ida do condutor, presencialmente, ao órgão.

(Com assessoria)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCorretor de Imóveis: a essencialidade desse profissional
Próximo artigoGallo manda recado