Deputado eleito entra com ação para garantir voto aberto em eleição da AL

Ulysses Moraes entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Estado com o intuito de garantir o voto aberto na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O deputado estadual eleito por Mato Grosso Ulysses Moraes (DC) entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Estado (TJMT) com o intuito de garantir o voto aberto na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que será realizada em 1º de fevereiro, mesmo dia da posse dos novos parlamentares. O mandado de segurança, protocolado nesta segunda-feira (21), estão nas mãos da desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos.

Ulysses argumenta que, ao contrário do Regimento Interno da Casa, as Constituições Federal e Estadual não fazem qualquer menção a necessidade de a votação ser secreta. O parlamentar justifica ainda que, com a ação, pretende dar transparência e publicidade aos atos e fatos do mandato que se inicia em breve.

“É nítida a contradição do Regimento Interno da ALMT com as Constituições Estadual e Federal, e a necessidade dos cidadãos mato-grossenses em ter conhecimento de como os seus representantes estão desempenhando o mandato que lhes foram outorgados, garantindo, assim, o princípio da publicidade e da simetria constitucional”, diz Ulysses.

O deputado também desafia os colegas a declararem o voto e mostrarem que o Parlamento, que teve uma renovação superior a 50% nas últimas eleição, não será novo apenas de pessoas, mas também de atitudes. “Escuto o clamor das ruas, ouço os gritos da mudança e ainda que eu tenha que nadar em águas turbulentas, pautarei sempre pelas razões que me trouxeram até aqui”.

Candidatos

Por enquanto, a chapa da situação vai se consolidando com o atual presidente, Eduardo Botelho (DEM), na disputa pela reeleição, Janaina Riva como vice e Max Russi como primeiro-secretário. Pela oposição, o novato Silvio Fávero (PSL) se articula para disputar a presidência.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJuízes e advogados fazem ato em defesa da Justiça do Trabalho em SP
Próximo artigoMinistério Público pede que município amplie canil público e esterilize animais de rua