Principal

Depois de guerra jurídica, Valtenir fala em substituir lideranças descontentes

2 minutos de leitura
Depois de guerra jurídica, Valtenir fala em substituir lideranças descontentes

Ednilson Aguiar/O Livre

 deputado federal Valtenir

O deputado federal Valtenir Garcia falou em substituir as lideranças descontentes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Mato Grosso. O grupo liderado pelo deputado federal Fabio Garcia e pelo ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes briga para retomar o comando da sigla depois que o diretório nacional colocou Valtenir na presidência em junho.

Valtenir participou do I Congresso Mato-grossense dos Estudantes de Medicina (I COMATEM) na última quinta-feira (28). “Agora é um novo ciclo que se inicia no PSB. Eu fui colocado na presidência pelo voto legítimo da militância do PSB de Mato Grosso. Isso me legitima a continuar no pleno diálogo para construir um consenso no partido”, disse. “Vou trabalhar para que fiquem. Mas se saírem, vamos buscar novos quadros para repor”, afirmou o deputado durante o evento.

O desembargador Eustáquio de Castro, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), decidiu na terça-feira manter a escolha feita em um congresso estadual do partido, realizado em 17 de setembro, e se negou a reconduzir Garcia à presidência. “Eu vejo como uma decisão importantíssima”, assinalou Valtenir.

“Acredito que daqui mais alguns dias a gente consolida essa questão jurídica e o PSB passa a ter estabilidade em Mato Grosso pra gente poder conversar com maior tranquilidade, pra estimular as novas lideranças, os quadros políticos do PSB, atrair novos militantes e filiados”, avaliou o deputado.

O congresso do PSB elegeu Valtenir para a presidência em pleito com uma única chapa. Os deputados e demais partidários descontentes com o deputado não participaram da eleição. Na eleição, dos 92 delegados aptos a votar, 52 estiveram presentes e escolheram o deputado.

Nos bastidores, lideranças como o deputado estadual Oscar Bezerra, o secretário de Assistência Social, Max Russi, e o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, já falam em buscar uma nova sigla. Uma das opções cogitadas seria o Democratas (DEM).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes