Política

Defensoria aceita conciliação com governo mas pede bloqueio de contas

2 minutos de leitura
Defensoria aceita conciliação com governo mas pede bloqueio de contas
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

A Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) pediu, na quinta-feira (31), o bloqueio das contas do Estado no valor dos repasses atrasados do ano de 2017 e início de 2018, cerca de R$ 11 milhões. O pedido ainda será analisado pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que intimou o governo estadual a se manifestar na ação.

“Bloqueio é medida de efetividade”, disse o presidente da Associação dos Defensores Públicos de Mato Grosso, João Paulo de Carvalho Dias. “Não fechamos as portas para o diálogo e esperamos a conciliação, mas não podemos esperar ad eternum. Conseguimos a decisão favorável e até agora as propostas não avançaram”, explicou.

Ele contou que a associação tem procurado diálogo com o governo desde julho de 2017 e recebeu várias promessas de que o órgão seria priorizado no pagamento dos atrasados. “A dívida está prejudicando o custeio da Defensoria, que está com a estrutura capenga e a demanda crescente. Isso prejudica o atendimento à população carente”, disse o defensor.

A ministra Rosa Weber havia determinado, no dia 17, o pagamento dos atrasados da Defensoria. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE), pediu, no dia 23, uma conciliação no processo, com uma reunião com os Poderes Judiciário e Legislativo, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado “para que participem de composição consensual do litígio mediante audiência designada por Vossa Excelência”.

Em entrevista, o secretário de Fazenda (Sefaz), Rogério Gallo, argumentou que está pagando em dia os duodécimos deste ano e que pagar apenas os atrasados da Defensoria quebraria a isonomia entre os Poderes. O governo acumula atrasos nos duodécimos de todos os Poderes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes