Defaz realiza operação na Prefeitura de Poconé

Operação investiga possíveis fraudes no abastecimento de veículos oficiais do Executivo Municipal

Foto: PJC

Uma operação policial deflagrada na manhã desta quinta-feira (13) está investigando indícios de fraude em abastecimentos de veículos oficiais da Prefeitura de Poconé (105 km de Cuiabá). A Polícia Judiciária Civil (PJC) já realizou cinco mandados de busca e apreensão de documentos e computadores no órgão municipal e em uma empresa com sede em Uberlândia (MG).

Até o momento ninguém foi preso. A operação “Ouro Negro” está sendo conduzida pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) e apura possíveis fraudes praticadas entre os anos de 2017 e 2018 no sistema de gerenciamento de abastecimento da frota municipal, com inserção de dados falsos, por meio de registros de abastecimentos fictícios dos veículos, em total desconformidade com a média de consumo (km rodado).

A investigação aponta que os veículos apresentavam quantidade superior a capacidade do tanque de combustível e até mesmo com combustível diferente do utilizado pelos carros oficiais.

Conforme o delegado da Defaz, Sylvio do Vale Ferreira Junior, a fraude tem a participação de funcionários públicos municipais, do proprietário e dos funcionários do posto de combustível credenciado e da empresa Trivale, responsável por gerenciar os abastecimentos da frota municipal de Poconé.

Outro lado

“Com relação à operação denominada ‘Ouro Negro’, deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (13) sobre supostas irregularidades no abastecimentos da frota de veículos da Prefeitura de Poconé (MT), a ValeCard, empresa prestadora de serviços na área de meios de pagamentos, benefícios e gestão de frotas, esclarece que não tem ingerência sobre os beneficiários e valores creditados nos cartões, função esta que fica a cargo da empresa ou órgão público contratante.

A ValeCard informa ainda que, embora funcione no formato de auto-gestão, o seu sistema de pagamentos conta com uma série de mecanismos que visam coibir fraudes.

No caso em questão, a ValeCard prestou serviços à Prefeitura mato-grossense no período de 12 de junho de 2017 a 12 de junho de 2018. Atualmente, o referido contrato encontra-se bloqueado devido ao fim do período de vigência, e não há nenhum outro contrato ativo com a Prefeitura de Poconé.

A ValeCard está colaborando com as autoridades e fornecendo todas as informações e documentos solicitados.

Por fim, a empresa coloca-se à disposição para eventuais esclarecimentos.

ValeCard”

(Atualizada em 17/06 às 8h23)

(Com assessoria)

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