Destaques

Debate no Sesc reúne iniciativas de produção literária na internet

4 minutos de leitura
Debate no Sesc reúne iniciativas de produção literária na internet

O empoderamento da internet para veiculação de conteúdo independente ganha adeptos no Estado de Mato Grosso que se conecta com o mundo através da produção colaborativa, multimídia e digital. A Semana Sesc de Leitura e Literatura reconhece este cenário fértil e reúne as principais iniciativas locais no bate-papo “Literatura sem Página: produção literária na internet”, que abre o evento nesta terça-feira (17), às 19h30, no Cinema do Sesc Arsenal.

Dedicados a reunir em suas plataformas a produção cultural no Estado e, principalmente, literária, representantes dessas iniciativas compartilham experiências de um currículo ativista de peso. A ideia é discutir como a criação de portais, revistas e coletivos online que aglutinam parte dessas produções favorecem a divulgação e logo, o surgimento de novas escritoras e escritores.

Lorenzo Falcão, idealizador do Tyrannus Melancholicus

Esses expoentes estarão representados pelos sites Cidadão Cultura, Parágrafo Cerrado e Ruído Manifesto, juntos ao veterano Tyrannus Melancholicus. Eles irão expor as especificidades e objetivos de seus projetos e discutir as possibilidades que o online traz para novos formatos de produção em rede. E o que podemos esperar do futuro? A questão também será norte. Quem media é o escritor, comunicador e tradutor Santiago Santos.

O pioneiro Tyrannus Melancholicus terá seu idealizador, Lorenzo Falcão, como porta-voz. Carioca residente em Cuiabá desde 1978, o ativista cultural é cronista, prosador, poeta e possui ao menos três livros publicados, com uma trajetória marcada pelas experiências como repórter e editor em jornais, revistas, televisões, rádios e assessorias.

O projeto, por sua vez, é um dos primeiros a mapear a cena cultural mato-grossense e nacional, com foco em literatura, mas abordando, também, áreas como direitos humanos, meio ambiente e jornalismo científico.

Eduardo Ferreira, idealizador do portal Cidadão Cultura

Já Eduardo Ferreira é artista e ativista multimídia, com forte atuação na literatura, tendo publicado poemas, crônicas, contos e resenhas em jornais, sites, revistas e livros, entre eles a novela “eunóia” (2007, A Fábrika). Roteirista e diretor de diversos curtas e documentários, é criador do bando musical Caximir, que ocupa os palcos até hoje, desde a década de 1980.

Sua trajetória digital é marcada pela atuação no site Overmundo, como representante de Mato Grosso. Atualmente é produtor da Rádio Assembléia (89,5 FM), ele estará presente para compartilhar os recém completos dois anos multimídia do portal Cidadão Cultura.

Thereza Helena, idealizadora do Parágrafo Cerrado

As artes cênicas também acumulam experiências a colaborar com a produção literária de Mato Grosso, a partir da plataforma colaborativa Parágrafo Cerrado. A iniciativa é a primeira especializada em leitura de cena, responsável por difundir o exercício da crítica para diversas linguagens da arte no Estado, com oficinas e debates, inclusive pelo Sesc.

Thereza Helena é atriz, professora de teatro, musicista graduada pela UFMT e pesquisadora em performance e dança pelo Programa de Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO). Investiga as artes da cena desde 2005, quando fundou a Cia Thereza João, e já circulou com diversos espetáculos por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Cariri, Rondônia e Paraíba.

O cuiabano Matheus Guménin Barreto estará representando a mais jovem das iniciativas, o site Ruído Manifesto, idealizado por escritores independentes que se conectam a brasileiros de diversas regiões para divulgar expoentes da sexta arte.

Pós-graduando da Universidade de São Paulo (USP) em Língua e Literatura Alemãs, é tradutor de importantes obras de escritores como Ingeborg Bachmann, em “Dito ao anoitecer” (2017) e “Lira argenta” (2017), e Bertolt Brecht, em “Cântico de Orge” (2017). No mesmo ano, publicou seu livro de poemas “A máquina de carregar nadas” pela Editora 7Letras.

Matheus Guménin, idealizador do Ruído Manifesto

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes