A Propósito

De adversários a aliados

Após 11 anos de disputas, Wilson Santos e Mauro Mendes, enfim, estão lado a lado

1 minuto de leitura
De adversários a aliados
(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

A roda da política deu volta para Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (DEM). Nesta segunda-feira (10), eles anunciaram a entrada do deputado estadual na base de apoio do governador do Estado.

Não houve discurso emblemático e nem, oficialmente, algum pedido excêntrico de Wilson Santos, que recebeu o convite para entrar no grupo governista. O tom ficou mais no que Wilson vem chamando de “atucanação” de Mendes.

Na prática, a posição política do governador se aproximou à visão do PSDB desde 2008, ano em que eles se enfrentaram pela primeira vez na eleição à Prefeitura de Cuiabá.

Naquela época, Mendes estava filiado ao PSB, partido que hoje se coloca mais à esquerda, como um empresário estreante na política.

Hoje, seu grupo político, o DEM, está mais alinhado à centro-direita, com afinidade ao presidente Jair Bolsonaro em quem, aliás, Mendes declarou voto em 2018.

No confronto direto, Wilson levou a prefeitura em 2008. Voltaria a enfrentar Mauro em 2010, na eleição ao governo. Nenhum dos dois chegou ao cargo. Durante esse tempo, o deputado se manteve no PSDB.

Mendes chegou à prefeitura em 2012, com vitória no segundo turno. Em 2018, conquistou a cadeira do Palácio Paiaguás, em disputa contra Pedro Taques, do PSDB, que tentava a reeleição com defesa irremovível de Wilson.

A união em 2020 ocorre num momento em que DEM e PSDB negociam aliança para concorrerem ao Senado, na eleição suplementar de abril. E o acordo poderá se estender para as eleições municipais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes