Datafolha: Com 59%, Bolsonaro abre 18 pontos de vantagem sobre Haddad

Segunda pesquisa Datafolha sobre o segundo turno das eleições presidenciais

(Fotos: Tânia Rego / Marcelo Camargo / Agência Brasil)

A segunda rodada de pesquisa do Instituto Datafolha sobre o segundo turno das eleições presidenciais, divulgada nesta quinta-feira (18) pela Folha de São Paulo e TV Globo, aponta a liderança de Jair Bolsonaro (PSL) com 59% das intenções de voto, uma vantagem de 18 pontos sobre Fernando Haddad, que surge com 41%

O percentual é referente à sondagem com votos válidos, quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Nos votos totais, Bolsonaro surge com 50% e Haddad com 35% Brancos e nulos somam 10% e os que não souberam ou não responderam são 5%.

Na primeira sondagem, divulgada no último dia 10, Bolsonaro tinha 58% das intenções de voto e Haddad, 42% dos votos válidos.

Rejeição

O instituto também levantou o índice de rejeição de cada um dos candidatos. Para a análise o Datafolha perguntou: “Entre estes candidatos a presidente, gostaria que você me dissesse se votaria com certeza, talvez votasse ou não votaria de jeito nenhum em”.

Em Jair Bolsonaro, os que votariam com certeza somaram 48%, os que talvez votassem, totalizaram 10%, enquanto 41% dos eleitores disse que não votaria de jeito nenhum e 1% não soube responder.

Em Haddad, 33% dos entrevistados disse votaria com certeza, 12% respondeu que talvez votasse, ao passo que os que não votariam de jeito nenhum totalizaram 54% e 1% não soube responder.

Decisão do voto

O Datafolha buscou analisar ainda o índice de decisão do eleitorado. Dos entrevistados que responderam votar em Bolsonaro, 95% disse estar totalmente decidido e 5% respondeu que ainda pode mudar o voto. Dos que optaram por Haddad, 89% está totalmente decidido e 10% ainda pode mudar.

Ainda neste quesito, dos eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo, 74% disse estar totalmente decidido, 25% ainda pode mudar o voto e 1% não sabe.

Dados da pesquisa

O instituto ouviu 9.137 pessoas em 341 municípios nos dias 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O número de registro no TSE é BR-07528/2018.

Primeiro turno

No primeiro turno, o candidato Jair Bolsonaro recebeu 46,03% dos votos válidos (49,2 milhões) e Fernando Haddad conquistou 29,28% (31,3 milhões). O segundo turno será realizado em 28 de outubro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorOrla do Porto: Justiça determina desocupação de imóveis na Avenida Beira Rio
Próximo artigoMarquezine confirma fim de namoro com Neymar e revela: “a decisão partiu dele”