Brasil

Datafolha: Bolsonaro sobe e chega a 32% e Haddad tem 21%

2 minutos de leitura
Datafolha: Bolsonaro sobe e chega a 32% e Haddad tem 21%
(Foto: Agencia Brasil)

Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta terça-feira (2), mostra que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) abriu diferença de onze pontos porcentuais e se mantém na liderança da disputa pela Presidência com 32% dos votos. Fernando Haddad (PT) segue na segunda posição, com 21%, seguido por Ciro Gomes (PDT), que tem 11%. O quarto colocado é Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%.

O levantamento vai na mesma linha do que mostrou o Ibope/Estado/TV Globo desta segunda-feira (1), quando Bolsonaro cresceu quatro pontos e o petista ficou estagnado. Nas simulações para segundo turno, o candidato do PSL e Haddad empatam no cenário em que os dois candidatos se enfrentam. Bolsonaro aparece com 44% e Haddad, 42%.

Confira como está a situação atual:

Jair Bolsonaro (PSL): 32%
Fernando Haddad (PT): 21%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
Marina Silva (Rede): 4%
João Amoêdo (Novo): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Cabo Daciolo (Patriota): 2%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
Guilherme Boulos (PSol): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco e nulos: 8%
Não souberam ou não responderam: 5%

Segundo turno

Bolsonaro e Haddad empatam nas simulações feitas pelo instituto para o segundo turno. No cenário em que os dois se enfrentam, Bolsonaro cresceu de 39% para 44% e Haddad oscilou de 45% para 42%.

Segundo o Datafolha, nesse cenário o candidato petista herdaria quase dois terços dos eleitores de Ciro Gomes e metade dos votos de Alckmin e Marina. Ainda assim, o ganho seria insuficiente para superar Bolsonaro.

Bolsonaro aparece tecnicamente empatado com Alckmin e Ciro em outras simulações para a segunda rodada. Alckmin alcança 43% no confronto com o capitão, que atinge 41%.

Ciro tem 46% e Bolsonaro, 42%, no embate direto. A distância entre eles está no limite da margem de erro de dois pontos percentuais, o que significa que o mais provável é que o candidato do PDT esteja na frente do capitão.

O Datafolha entrevistou 3.240 eleitores em 225 cidades nesta terça-feira. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança é de 95%, o que quer dizer que há 95% de chances de os resultados refletirem o atual momento eleitoral. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03147/2018.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes