Damásio Educacional te ajuda a realizar sonho de ser diplomata

Profissão exige amplo conhecimento

A profissão de Diplomata exige bastante conhecimento sobre diversas áreas. Esse profissional é um representante do país no exterior, sendo  responsável por intermediar questões administrativas, culturais, ambientais, econômicas e políticas com outros países e também em organizações internacionais.

Ao ser nomeado para o cargo, há diversas possibilidades de atuação e também níveis hierárquicos. Primeiro, começa como Terceiro Secretário, depois Segundo Secretário, Primeiro Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe — este último podendo ser indicado para Embaixador ou Cônsul-geral pelo presidente da República.

Por isso, ter conhecimentos sobre direitos humanos, temas sociais, meio ambiente, educação, energia, segurança, finanças, desenvolvimento, cultura, entre outros, é fundamental. É importante ter uma visão ampliada e buscar manter-se sempre informado.

“Para ser um diplomata, é preciso ter ensino superior completo e prestar concurso público para o cargo. Você pode ter se formado em Direito ou Relações Internacionais, mas também pode ter cursado jornalismo, geografia e medicina, por exemplo, e se candidatar para a função”, explica a gestora do Damásio Educacional Unidade Cuiabá, Adriana Rizzieri.

Além disso, após ser nomeado diplomata, é necessário ainda realizar um curso de formação especial no Instituto Rio Branco, em Brasília.

As principais características desse profissional são: amplo conhecimento em diversas áreas, boa comunicação e relação interpessoal, ser fluente em inglês e outras línguas, não ter uma rotina tão estável, uma vez que, por ser uma carreira de Estado, há necessidade de estar disponível fora do horário de trabalho e não ter impedimentos para morar fora do país em que reside.

De modo geral, um diplomata começa recebendo um salário de, em média, mais de R$ 16 mil. Em postos maiores, como de embaixador,  pode chegar a R$ 25 mil.

Adaptado do Notícia Damásio