|Quinta-feira, 24 maio 2018
Foto: Guilherme Testa

CVV terá plantão de escuta e distribuição de abraços na Praça Alencastro

A entidade de apoio emocional e prevenção do suicídio convida a população a romper o distanciamento no 22 de maio, Dia do Abraço

COMPARTILHECOMPARTILHE

O distanciamento emocional, o isolamento e a sensação de solidão são realidades que o Centro de Valorização da Vida (CVV), em Cuiabá, se dedica a combater neste dia 22 de maio, Dia do Abraço. Em uma ação fruto da parceria com o CVV Comunidade, os voluntários estarão na Praça Alencastro, das 12h às 18, com distribuição de abraços e plantão de escuta na próxima terça-feira (22).

Os voluntários ressaltam: “O abraço é livre, pode ser praticado por qualquer pessoa e não precisa de uma data específica”. No entanto, a entidade sem fins lucrativos que atua no apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente há mais de 50 anos, não poderia deixar passar a data dedicada ao ato e convida a população a quebrarem o distanciamento, inclusive, físico.

Leia também: A importância da vida: o trabalho do CVV em prevenção ao suicídio

“Cada vez mais as pessoas evitam o abraço, a refeição em família, o falar sobre as próprias emoções”, comenta Carlos Correia, voluntário do CVV há mais de 20 anos. “Isso nos faz falta, pois colabora com a sensação de solidão, de ‘não pertencimento’, de falta de afeto”, complementa.

Atualmente, o CVV reúne são mais de 2.400 voluntários e oferece cursos recorrentemente àqueles que buscam agregar o projeto, com agenda atualizada AQUI.

Segundo a assessoria, neste ano a entidade ainda levará a todo o território nacional o único telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio, o 188. Ainda há opção de atendimento pelo SITE via chat, e-mail ou carta. O atendimento é feito exclusivamente por voluntários devidamente selecionados e preparados.

Sobre o suicídio

Segundo dados do Ministério da Saúde, o suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos.

O movimento Setembro Amarelo, realizado no mês mundial de prevenção do suicídio desde 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Mais informações sobre o projeto AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

DESTAQUES

Profissionais do sexo denunciam comerciante que as chamou de “putas”

Cinco pessoas morrem e 10 ficam feridas em acidente envolvendo dois carros em MT

Em protesto, Chopp será vendido pela metade do preço em Cuiabá

Desembargador diz não ver crime de estupro por vítima estar bêbada e ter tido...

Caldo, cuiabania e cerveja gelada: conheça 5 botecos de raiz na capital

X