Variedades

Cururueiros se apresentam no Shopping Popular nesta sexta-feira

2 minutos de leitura
Cururueiros se apresentam no Shopping Popular nesta sexta-feira
Foto analógica: Paulisson Miura

Como ação de divulgação da cultura mato-grossense, o Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó leva o ritmo da viola de cocho e a dança para o Shopping Popular nesta sexta-feira (27), a convite do Sesc Casa do Artesão. A apresentação será livre e gratuita, às 12 horas, com participação do grupo de Siriri Cuiabaninhos Franciscanos.

“Nossa proposta para este ano é realizar seis apresentações com artistas regionais. Já temos parceria fechada também com o músico Billy Espíndola e o grupo Lambadeiros de Elite. A ideia é levar essas apresentações para fora da unidade e escolhemos o Shopping Popular, que entra como parceiro ao ceder o espaço”, explica a Analista de Programas Sociais do Sesc Casa do Artesão, Rafaella Lerer.

Manifestação tradicional e hereditária, o Cururu expressa, na viola de cocho, elementos de religiosidade e cotidiano cururueiro, em versos e toadas que ganham coreografias em grupo formado majoritariamente por homens. A cultura é cultivada pelo Tradição Cuiabana do Coxipó desde 2013, congregando cerca de 30 cururueiros de Cuiabá e Várzea Grande.

Através da Lei de Incentivo à Cultura, o grupo gravou seu primeiro CD de cururu em 2014, com 16 toadas inéditas e autorais. Na ocasião do lançamento, em setembro, festas reuniram três mil pessoas em dois eventos, sendo o segundo deles realizado no Sesc Arsenal/Porto, marcando o início da parceria com a instituição.

Com Associação no Bairro São Francisco, na Chácara São Bento, em Cuiabá, o Tradição Cuiabana do Coxipó realiza ao menos três apresentações semanais em Festas de Santo, apresentações públicas, festivais, além de participações em programas de Rádio e Televisão. O grupo também realiza palestras e apresentações com caráter pedagógico em instituições de ensino e caminham para a gravação de seu segundo CD, almejando, também, o primeiro DVD.

O grupo de siriri Cuiabaninhos Franciscanos, por sua vez, leva ao shopping uma das danças mais tradicionais da cultura cuiabana, acompanhada do Cururu. Formado por 30 crianças, entre 9 e 12 anos, que participam do projeto de musicalização desenvolvido na Escola Municipal Francisco Pedroso da Silva, no bairro São Francisco, o grupo preserva uma dança de roda centenária, valorizando a cultura local.

O Shopping Popular está localizado na Rua Manoel José de Arruda, s/n, Bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes