Cururueiros se apresentam no Shopping Popular nesta sexta-feira

A ação do Sesc Casa do Artesão ainda conta com participação do Siriri dos Cuiabaninhos Franciscanos, às 12h

Foto analógica: Paulisson Miura

Como ação de divulgação da cultura mato-grossense, o Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó leva o ritmo da viola de cocho e a dança para o Shopping Popular nesta sexta-feira (27), a convite do Sesc Casa do Artesão. A apresentação será livre e gratuita, às 12 horas, com participação do grupo de Siriri Cuiabaninhos Franciscanos.

“Nossa proposta para este ano é realizar seis apresentações com artistas regionais. Já temos parceria fechada também com o músico Billy Espíndola e o grupo Lambadeiros de Elite. A ideia é levar essas apresentações para fora da unidade e escolhemos o Shopping Popular, que entra como parceiro ao ceder o espaço”, explica a Analista de Programas Sociais do Sesc Casa do Artesão, Rafaella Lerer.

Manifestação tradicional e hereditária, o Cururu expressa, na viola de cocho, elementos de religiosidade e cotidiano cururueiro, em versos e toadas que ganham coreografias em grupo formado majoritariamente por homens. A cultura é cultivada pelo Tradição Cuiabana do Coxipó desde 2013, congregando cerca de 30 cururueiros de Cuiabá e Várzea Grande.

Através da Lei de Incentivo à Cultura, o grupo gravou seu primeiro CD de cururu em 2014, com 16 toadas inéditas e autorais. Na ocasião do lançamento, em setembro, festas reuniram três mil pessoas em dois eventos, sendo o segundo deles realizado no Sesc Arsenal/Porto, marcando o início da parceria com a instituição.

Com Associação no Bairro São Francisco, na Chácara São Bento, em Cuiabá, o Tradição Cuiabana do Coxipó realiza ao menos três apresentações semanais em Festas de Santo, apresentações públicas, festivais, além de participações em programas de Rádio e Televisão. O grupo também realiza palestras e apresentações com caráter pedagógico em instituições de ensino e caminham para a gravação de seu segundo CD, almejando, também, o primeiro DVD.

O grupo de siriri Cuiabaninhos Franciscanos, por sua vez, leva ao shopping uma das danças mais tradicionais da cultura cuiabana, acompanhada do Cururu. Formado por 30 crianças, entre 9 e 12 anos, que participam do projeto de musicalização desenvolvido na Escola Municipal Francisco Pedroso da Silva, no bairro São Francisco, o grupo preserva uma dança de roda centenária, valorizando a cultura local.

O Shopping Popular está localizado na Rua Manoel José de Arruda, s/n, Bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGoiabeiras Shopping oferece aulas gratuitas de dança para terceira idade
Próximo artigoPor até R$ 3,5 mil, Polícia Civil de SP abre concurso com 500 vagas para nível médio

O LIVRE ADS