Variedades

Curso gratuito de contação de histórias está com inscrições abertas

3 minutos de leitura
Curso gratuito de contação de histórias está com inscrições abertas
Foto: Fred Gustavos

Referência no desenvolvimento de projetos de estímulo à leitura por meio da contação de histórias, Alicce Oliveira se prepara para mais uma iniciativa. Em junho, ela ministra o curso Seja Um Contador de Histórias. As aulas ocorrem nos dias 2, 9, 16 e 23, das 8 às 17h, no Auditório do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário online: https://bit.ly/2KhX6C8, até o dia 28 de maio. Ao todo 40 vagas serão disponibilizadas.

No dia 28 de junho os participantes revelam o aprendizado com subindo ao palco! Divididos em oito grupos eles encenam espetáculos no Auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT.

O curso prioriza a ponte entre a teoria e a prática para o desenvolvimento das atuações narrativas em espaços de leitura. Por meio de dinâmicas, troca de experiências, roda de histórias e discussões, entre as temáticas abordadas figuram a realização de aulas expositivas, atividades de preparação do Contador de Histórias, análise de textos literários e vídeo sobre a Arte de Contar Histórias e pesquisa, elaboração, e preparação das histórias.

Simultaneamente, ocorre outro desdobramento do projeto Seja Um Contador de Histórias, selecionado no edital do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura/2017 da Secretaria de Cultura do município e que conta com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso. Durante a semana, Alicce circula por escolas do município com os Mitos e Lendas do Rio Cuiabá. Neste, a contadora de histórias apresenta contos de seres fantásticos e histórias de pescador.

De forma envolvente, brincante e com canções inspiradas nas manifestações folclórica regionais do siriri e cururu, ela conduzirá a plateia a uma viagem imaginária pelos cerrados, rios, baías, pantanal e chapadas de Mato Grosso.

Segundo Alicce, o ato de contar histórias é um dos mais antigos da humanidade, afinal, as narrativas orais foram passadas de gerações em gerações. “Antes utilizadas como registro histórico, na contemporaneidade, têm se firmado como eficientes ferramentas educacionais e artísticas. Hoje reconhecida no mundo para além de um ofício, uma profissão”.

O curso que é voltado à formação de contadores de histórias, não visa alcançar apenas agentes escolares, mas também, pessoas que tenham interesse em apostar em uma carreira artística no segmento, bem como, quem quer promover momentos especiais em família e ainda, interação com outras artes.

“Entre pais e filhos, a exemplo, essa interação fascina o cinema. A gente sempre vê essa cena clássica de alguém, o universo mágico que se desnuda a partir de uma leitura que desperta sensações. Mas a contação de histórias pode ser ferramenta eficiente quando interage com a arte-educação, com as artes cênicas, música e até com os cenários de livrarias e bibliotecas”, destaca Alicce, que também assume a coordenação artística do projeto. Somam à empreitada, Jan Moura – na produção de arte – e Mazé Oliveira, responsável pela produção executiva.

Para saber mais, acesse a página oficial do projeto no Facebook, clicando aqui!

Site oficial da artista: www.alicceoliveira.com.br

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes