Variedades

Curso fará um giro pela história das séries de TV, das sitcons às produções da atualidade

3 minutos de leitura
Curso fará um giro pela história das séries de TV, das sitcons às produções da atualidade

Uma viagem pelo túnel do tempo, da dramaturgia clássica às séries de TV na contemporaneidade. Essa é a proposta do curso Teoria Geral de Séries, ministrado pela roteirista Julia Priolli, do canal Fox Brasil. Com taxa simbólica de R$ 50 – universitários pagam meia – o curso integra a programação do VI Festival Tudo Sobre Mulheres, que ocorre entre os dias 5 e 9 de setembro. As aulas ocorrem na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, no dia 6/9, às 14h e no dia 7, às 17h.

“Vou apresentar todos os gêneros das séries, indo dos primórdios da TV americana e as primeiras sitcons, até tudo o que a gente tem hoje. É como um treino do olhar dos alunos para o que a gente assiste e tudo o que tem nas séries que faz elas durarem por tantas temporadas. Vamos falar também das séries feministas porque as mulheres ganharam um protagonismo muito significativo nos últimos anos”, explica Julia.

A profissional foi roteirista da série de comédia “Lili, a Ex”, atualmente no ar no canal GNT, além de escrever diversos roteiros de séries que estão em etapa de desenvolvimento ou produção para outros canais Globosat, Fox e Turner.

“Estou muito feliz de participar desse festival tão importante para o audiovisual brasileiro. Ele foi concebido muito antes dessa primavera feminista. É muito importante como a curadoria sempre teve essa cabeça à frente do seu tempo. Agora mais do que nunca, ele é muito urgente”, avalia.

Com curadoria de Aline Wendpap, Danielle Bertolini e Fernanda Solon, o festival tem como objetivo estimular a produção audiovisual que aborde a questão feminina, não importando o sexo dos realizadores.

“Após um período sem festival, a transformação foi muita – agora os filmes chegam pelas nuvens e não mais em DVD pelos correios, tudo está definitivamente digital, evoluiu. Por outro lado, a questão de gênero também se modificou neste período, e percebo que agora temos muito mais o que reivindicar e lutar – por equidade, por salários compatíveis, contra a violência, o feminicídio, pelo direito de viver nossos corpos e sexualidade como julgarmos que seja o melhor para nós”, afirma Danielle. Não à toa, o nome “Tudo Sobre Mulheres” foi inspirado pelo filme Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodóvar, cineasta que sabe como poucos retratar o universo das mulheres em sua filmografia.

“Tudo Sobre Mulheres” ainda contribui com a urgente necessidade de descentralização da produção cultural, ao sair do eixo Rio-São Paulo e levar o Tudo Sobre Mulheres para o interior do Brasil, Chapada dos Guimarães – patrimônio ambiental da humanidade. Além da exibição de obras audiovisuais na Mostra Competitiva, o festival também oferece apresentações de companhias de teatro, shows, lançamento de livros, feira de artesanato, dança e exposição de artistas locais.

Para se inscrever, basta entrar no site.

Confira alguns dos tópicos do curso:

  1. Premissa: Diferença entre premissa de longa e premissa de série.
  2. Conflito Central
  3. Universo, Motor e personagem
  4. Gêneros das séries:

4.1: DRAMA

– Drama de 1 hora:

High Concept (Homeland, Um contra Todos, #mechamadebruna e Walking Dead)

Low Concept (Atlanta, Weeds, Californication)

4.2: COMÉDIA

– sitcom clássica : Seinfeld, Prata da Casa

– sitcom de uma câmera: Sex and the City, 30 rock

– Documentary: The Office, Veep, Parks and Rec, Modern Family

– Desenhos adultos : Os Simpsons, South Park, Bojack Horseman, Bob’s Burger, Family Guy

– Desenhos infantis: Bob Esponja, Gumball e Gravity Falls

4.3: Procedurais : dramas jurídicos, médicos e policiais.

-He-man e ThunderCats (O plot surge sempre do antagonista)

  1. Estrutura:

-Desmontando os episódios em tramas A, B e C ( A quem pertence cada história?)

-Beats principais (Diferença entre cena e beat)

  1. Metodologia: Análise de trechos de episódios e bíblias comerciais.

 

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes