Curso fará um giro pela história das séries de TV, das sitcons às produções da atualidade

Curso será ministrado por roteirista do Fox Brasil durante o Festival Tudo Sobre Mulheres

Uma viagem pelo túnel do tempo, da dramaturgia clássica às séries de TV na contemporaneidade. Essa é a proposta do curso Teoria Geral de Séries, ministrado pela roteirista Julia Priolli, do canal Fox Brasil. Com taxa simbólica de R$ 50 – universitários pagam meia – o curso integra a programação do VI Festival Tudo Sobre Mulheres, que ocorre entre os dias 5 e 9 de setembro. As aulas ocorrem na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, no dia 6/9, às 14h e no dia 7, às 17h.

“Vou apresentar todos os gêneros das séries, indo dos primórdios da TV americana e as primeiras sitcons, até tudo o que a gente tem hoje. É como um treino do olhar dos alunos para o que a gente assiste e tudo o que tem nas séries que faz elas durarem por tantas temporadas. Vamos falar também das séries feministas porque as mulheres ganharam um protagonismo muito significativo nos últimos anos”, explica Julia.

A profissional foi roteirista da série de comédia “Lili, a Ex”, atualmente no ar no canal GNT, além de escrever diversos roteiros de séries que estão em etapa de desenvolvimento ou produção para outros canais Globosat, Fox e Turner.

“Estou muito feliz de participar desse festival tão importante para o audiovisual brasileiro. Ele foi concebido muito antes dessa primavera feminista. É muito importante como a curadoria sempre teve essa cabeça à frente do seu tempo. Agora mais do que nunca, ele é muito urgente”, avalia.

Com curadoria de Aline Wendpap, Danielle Bertolini e Fernanda Solon, o festival tem como objetivo estimular a produção audiovisual que aborde a questão feminina, não importando o sexo dos realizadores.

“Após um período sem festival, a transformação foi muita – agora os filmes chegam pelas nuvens e não mais em DVD pelos correios, tudo está definitivamente digital, evoluiu. Por outro lado, a questão de gênero também se modificou neste período, e percebo que agora temos muito mais o que reivindicar e lutar – por equidade, por salários compatíveis, contra a violência, o feminicídio, pelo direito de viver nossos corpos e sexualidade como julgarmos que seja o melhor para nós”, afirma Danielle. Não à toa, o nome “Tudo Sobre Mulheres” foi inspirado pelo filme Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodóvar, cineasta que sabe como poucos retratar o universo das mulheres em sua filmografia.

“Tudo Sobre Mulheres” ainda contribui com a urgente necessidade de descentralização da produção cultural, ao sair do eixo Rio-São Paulo e levar o Tudo Sobre Mulheres para o interior do Brasil, Chapada dos Guimarães – patrimônio ambiental da humanidade. Além da exibição de obras audiovisuais na Mostra Competitiva, o festival também oferece apresentações de companhias de teatro, shows, lançamento de livros, feira de artesanato, dança e exposição de artistas locais.

Para se inscrever, basta entrar no site.

Confira alguns dos tópicos do curso:

  1. Premissa: Diferença entre premissa de longa e premissa de série.
  2. Conflito Central
  3. Universo, Motor e personagem
  4. Gêneros das séries:

4.1: DRAMA

– Drama de 1 hora:

High Concept (Homeland, Um contra Todos, #mechamadebruna e Walking Dead)

Low Concept (Atlanta, Weeds, Californication)

4.2: COMÉDIA

– sitcom clássica : Seinfeld, Prata da Casa

– sitcom de uma câmera: Sex and the City, 30 rock

– Documentary: The Office, Veep, Parks and Rec, Modern Family

– Desenhos adultos : Os Simpsons, South Park, Bojack Horseman, Bob’s Burger, Family Guy

– Desenhos infantis: Bob Esponja, Gumball e Gravity Falls

4.3: Procedurais : dramas jurídicos, médicos e policiais.

-He-man e ThunderCats (O plot surge sempre do antagonista)

  1. Estrutura:

-Desmontando os episódios em tramas A, B e C ( A quem pertence cada história?)

-Beats principais (Diferença entre cena e beat)

  1. Metodologia: Análise de trechos de episódios e bíblias comerciais.

 

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFilho é suspeito de matar pai a facadas em apartamento em SP
Próximo artigoRuy Ohtake é o entrevistado de Roseann Kennedy nesta segunda-feira