Variedades

Curso capacita mais de 30 multiplicadores da arte de contar histórias

4 minutos de leitura
Curso capacita mais de 30 multiplicadores da arte de contar histórias

O projeto Seja Um Contador de Histórias se concretiza como mais uma iniciativa eficaz que visa somar ao desenvolvimento de políticas públicas de cultura voltadas ao incentivo à leitura e à formação de novos multiplicadores. Ao todo, 31 aprendizes passam a operar em diversos segmentos, utilizando a arte da contação de histórias como base ou subsídio para projetos socioculturais.

Os selecionados vivenciaram todas as nuances desta arte, com orientação da artista Alicce Oliveira. Ela é autora do projeto aprovado no edital do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura, via Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Lazer e que conta com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso.

Na quinta-feira (28), o curso atingiu seu ápice com a apresentação dos alunos, divididos em grupos. Depois de participarem dos encontros realizados aos sábados, no auditório do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – colocaram à prova o aprendizado em apresentações de histórias inspiradas pelos livros que cada grupo selecionou.

De acordo com Alicce, houve muito empenho. “Foram dias de muita leitura, pesquisa e ensaio. A propósito, foi neste momento que tivemos ainda mais surpresas, pois cada grupo foi muito criativo com suas propostas. Cada um foi descobrindo e revelando suas habilidades. Teve aprimoramento das performances, confecção de objetos e gente estimulando sua habilidade para o canto”, diz animada. “O músico Alvani, a exemplo, compôs uma música especialmente para a história narrada que deu o nome de ‘A vaca que botou um ovo’”.

Outro participante que apostou na inventividade foi o artista Péricles Anarcos, que além de ator e dramaturgo, descobriu sua veia de contador de histórias. “Ele se apresentou utilizando-se de uma técnica muito peculiar na contação de histórias, a manipulação de objetos que ele mesmo criou. A história escolhida foi ‘O velho, o menino e o burro’, inspirada na fábula de La Fontaine e ambientada em nossa região”, conta ela.

No percurso, o curso chamou a atenção de profissionais de grande renome no cenário nacional, como a escritora Fernanda Munhão – autora do livro “Mila” que baseou um dos trabalhos-, a narradora de histórias e escritora Clea Busatto e o jornalista, narrador e “saciólogo” sul mato-grossense, Andriolli Costa que repercutiram na internet – ou junto ao grupo – suas impressões sobre o trabalho de Alicce. “Foi uma temporada intensa e de muitas emoções”.

Enquanto Cleo mandou um recado especial aos participantes do curso, ressaltando a importância de ser um contador de histórias, Fernanda Munhão se mostrou bastante emocionada em ter um de seus livros selecionados para a apresentação de um dos grupos.

“As histórias são homeopatias de verdades para crianças e seres humanos em desenvolvimento”, disse. Um dos novos capacitadores, Roger Saldanha, ressaltou a importância desta vivência: “Me chamou muito a sonoridade da escrita de Munhão. É uma história muito sentimental, com uma sonoridade na escrita. Uma história que atinge tanto crianças quanto adultos”, diz ele.

Já o jornalista Andriolli falou com Alicce sobre seu trabalho como narradora. “Em contrapartida, sabendo do importante trabalho que ele desenvolve na área da pesquisa do folclore brasileiro, comentei sobre o espetáculo Mitos e Lendas do Rio Cuiabá”.

Escolas da rede municipal

A propósito, paralelamente às aulas do curso, Alicce Oliveira também circulou por cinco escolas da rede municipal de ensino, encenando este mesmo espetáculo. Mais de 630 pessoas da comunidade escolas – entre crianças, adolescentes e equipes pedagógicas – puderam se divertir com as apresentações estrategicamente realizadas com fins de despertá-los para a importância da leitura.

Crianças e adolescentes de quatro escolas da capital – EMEBC Penha de França, EMEBC Estêvão Alves Corrêa, EMEB Honorato Pedroso de Barros (VG), EMEB Marilce Benedita de Arruda (VG) – também compareceram ao evento. Mais de 210 espectadores – entre crianças, jovens e adultos – se divertiram com os espetáculos encenados pelos alunos do curso.

De forma envolvente, brincante e com canções inspiradas nas manifestações folclórica regionais do siriri e cururu, ela conduz a plateia a uma viagem imaginária pelos cerrados, rios, baías, pantanal e chapadas de Mato Grosso.

Nas duas frentes do projeto – curso e mostra paralela – estudantes do Instituto de Educação da UFMT desenvolveram trabalho de monitoria.

Mais informações: (65) 99934-2304

Página oficial do projeto:

https://www.facebook.com/sejaumcontadordehistorias/

Site oficial da artista:

www.alicceoliveira.com.br

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes