Curiosidade: o líquido vermelho que sai da carne crua não é sangue

Se fosse sangue, outras carnes (como a do frango) também soltariam esse líquido vermelho, não é mesmo?

(Foto: Reprodução/O Livre)

Sabe aquele bife mal passado que a maioria das pessoas adora pedir na churrascaria? Pois bem, naturalmente, o líquido vermelho que sai da carne leva muita gente a acreditar que é sangue, mas na verdade, não é.

O líquido vermelho que vemos em empacotamentos de carne crua no supermercado e quando descongelamos a carne que temos no refrigerador é, em realidade, água misturada com uma proteína chamada mioglobina, como explica o Business Insider.

Esta proteína, cuja estrutura é bastante similar à da hemoglobina, está presente no músculo dos bovinos e sua função é armazenar oxigênio. Ao congelar a carne a água que a compõe se converte em cristais de gelo que rompem as células musculares, liberando mioglobina. Ao descongelá-la a proteína se mistura com a água. A mistura com o ferro da proteína acaba oferecendo a coloração avermelhada.

Se fosse sangue, outras carnes (como a do frango) também soltariam esse líquido vermelho, mas não o fazem. Todos os animais são submetidos ao processo de sangria para serem embalados totalmente prontos ao consumidor final.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia
    Eu tinha curiosidade sobre o nome desse liquido que sai da carne em descongelamento e fica no interior do freezer, porem tenho outra duvida, o Frango solta um liquido também, qual seria o nome desse líquido ?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMãe é presa por deixar filhos trancados em casa; é a 4ª vez que conselho é acionado
Próximo artigoPovo está indo às ruas em defesa do futuro da nação, diz Bolsonaro