18 de abril de 2026 12:36
Negócios

Cultura do algodão faz parte dos debates do 4º Congresso das Mulheres do Agro

Foto de Redação
Redação

A 4ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) reúne em São Paulo (SP) quase 2 mil mulheres ligadas ao setor do agronegócio. O evento neste ano conta com o tema “AGIR – Ação Global: Integração de Redes”.

A cadeia do algodão no Brasil e em Mato Grosso foi um dos pontos debatidos na tarde desta terça-feira, 08 de outubro, no evento durante palestra do presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), Alexandre Pedro Schenkel.

O 4º CNMA é realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), e se consolida como vitrine brasileira de cases de sucesso de mulheres à frente de empreendimentos agropecuários, tornando-as protagonistas de suas histórias. O evento teve início nesta terça-feira, 08, e segue até amanhã, 09.

Para a edição de 2019, o Congresso conta com uma programação focada não apenas no setor produtivo do agronegócio. Segundo a show manager do CNMA, Renata Camargo, o evento nesta edição traz um olhar mais aprofundado para os desafios das cadeias produtivas mais importantes do país, promovendo debates e discussões que possam gerar ações.

Arenas do Conhecimento

Os painéis batizados de “Arenas do Conhecimento” abrem espaço para debates sobre os desafios e oportunidades das cadeias do algodão, café, carnes, grãos, leite, floresta, hortifruticultura e ao setor sucroenergético. A temática do algodão foi abordada pelo presidente da AMPA e vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Pedro Schenkel, que apresentou um panorama da cultura.

“A cadeia do algodão cresceu muito nos últimos anos no Brasil, em especial Mato Grosso. Somos o 3º maior país produtor de algodão em pluma e a cada dia o produtor investe em pesquisas, novas tecnologias, que visam o melhoramento genético da cultura e qualidade da fibra, e controle biológico”, disse Schenkel que em sua apresentação destacou ainda a história do algodão em Mato Grosso e o que o algodão brasileiro e mato-grossense significam hoje no mercado internacional.

A temática do algodão também foi abordada pelo diretor Executivo de Operações e Planejamento Estratégico da Vicunha, Marcel Yoshimi Imaizumi, que abordou a importância do Algodão Brasileiro Responsável (ABR). A campanha #SOUDEALGODAO não ficou de fora e foi destacada pelo gerente de Marketing e Vendas da Tama Brasil, Bruno Caetano Franco, e pelo diretor de Negócios da Cerrados Leste da Bayer, Fernando Prudente.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Sema apreende três tratores usados em desmatamento ilegal no Norte de Mato Grosso

Maquinários foram flagrados em Santa Helena e Marcelândia; áreas já estavam embargadas e monitoradas por satélite
Esportes

Invictas, Brasil e Canadá duelam pelo troféu do Fifa Series na Arena Pantanal

Seleção Brasileira vem de goleadas e encara as canadenses às 21h30; ingressos via Facepass valem para dois jogos
Economia

ORIENTAÇÃO FISCAL IR 2026: Saiba como escolher entre o modelo simplificado e o completo para pagar menos

Decisão entre desconto padrão de 20% ou deduções legais depende do volume de gastos com saúde e educação; especialistas recomendam testar ambas as opções no programa da Receita
Justiça

SUPREMO TRIBUNAL Unanimidade: STF derruba lei de Santa Catarina que proibia cotas raciais

Com placar de 10 a 0, ministros reafirmam a constitucionalidade de ações afirmativas baseadas em critérios étnico-raciais; lei estadual tentava limitar reserva de vagas a critérios econômicos e sociais