Cuidados bucais na prevenção de complicações da covid-19

A boca é uma das portas principais do vírus

(Foto: Lesly Juarez on Unsplash)

A pandemia causada pelo novo Coronavírus trouxe foco para a necessidade de cuidado e atenção à higiene pessoal, especialmente no trato com as mãos. Hoje, somos muito mais vigilantes e caprichosos também em relação aos calçados, às superfícies de contato, às compras de supermercado e, especialmente, às relações sociais, tais como visitas, encontros e festas.

Pouco se comenta sobre a saúde bucal, entretanto a boca é uma das portas principais do vírus. Assim, os cuidados com a saúde bucal, em virtude de sua importância, também devem ser lembrados quando o assunto é prevenção da contaminação.

Contágio pode se dar no ato da escovação

Por isso, preste atenção ao escovar os seus dentes para que suas mãos estejam devidamente limpas e que a escova esteja higienizada, pois o contágio pode se dar no ato da escovação.

No caso de pacientes detectados com o novo Coronavírus, a higiene bucal pode prevenir complicações à saúde.

Já ficou comprovada a eficácia do cuidado da saúde bucal na prevenção de doenças cardíacas, depressão e doenças crônicas como hipertensão e diabetes, tendo em vista que um ato simples, como a escovação, principalmente de molares, e a ótima higienização da língua podem evitar a pneumonia por aspiração.

Portanto, a higiene bucal é indispensável para a manutenção de um organismo saudável. Dessa forma, medidas preventivas para evitar o risco de contaminação são fundamentais.

É necessário cuidar da higienização das escovas de dentes e dos limpadores de língua; para tanto, recomenda-se aplicar pequena quantidade de antisséptico bucal na escova e no limpador após o uso, além de trocá-los a cada 3 meses ou após eventos de gripe e, principalmente, em pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Lembre-se que a melhora nos hábitos de higiene bucal significa aprimoramento de qualidade de vida, por essa razão devem ser adquiridos e mantidos por toda a vida.

::::::::::::::::::::::::::::::::

Ícaro Hornick Carvalho, 1º tenente do Exército, especialista em periodontia e implantes dentários. Seu Instagram é @dr.hornick

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBrasil já tem mais de 100 mil vacinados por todo o país
Próximo artigoEscolas fechadas e o impacto na saúde mental de crianças e adolescentes