Cidades

Cuiabano faz sucesso no Youtube com vídeos de drift no Japão

8 minutos de leitura
Cuiabano faz sucesso no Youtube com vídeos de drift no Japão

Igor Hayashida, 28 anos, é um cuiabano apaixonado por carros, que há dois anos resolveu criar um canal no Youtube, o BRclubTV, para mostrar um pouco mais da realidade do drift no país em que ficou criado: o Japão.

O youtuber mora na Terra do Sol Nascente há 14 anos e se tornou uma febre entre os brasileiros que acompanham o drift. Atualmente, Igor já tem mais de 700 mil inscritos e seus vídeos chegam a até 2,9 milhões de visualizações.

O amor pelos carros, segundo ele, veio da família. Ele tem um tio, que também mora no Japão, que foi seu grande influenciador no assunto, mas desde que morava no Brasil – saiu do país aos 14 anos – já gostava de carros baixos.

“A paixão sempre existiu e depois que a gente foi para o Japão só aumentou, por causa desse meu tio, que passou a levar a gente para o drift e daí para frente não parei mais”, contou Igor ao LIVRE na curta passagem em sua cidade natal, Cuiabá, na última semana.

Drift

O drift “é uma técnica de direção de carros que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira, girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta a curva, controlando o nível de derrapagem, fazendo o carro literalmente andar de lado”.

O esporte foi criado pelo japonês Kunimitsu Takahashi em 1970, mas foi o corredor de rua Keiichi Tsuchiya, também japonês, que o tornou popular e inspirou milhares de corredores profissionais de drift que correm nos circuitos atualmente. Keiichi é o DK, do filme Velozes e Furiosos, da vida real.

Inclusive, Igor tem um vídeo no canal em que Tsuchiya faz uma pequena participação. Ele assinou uma mochila que foi sorteada pelo BRclubTV (em 2:29).

YouTube video

O drift começou a crescer no Brasil dentro dos últimos quatro anos, quando foi reconhecido como esporte pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Já no Japão, o país do drift, o esporte é bem conhecido.

O Japão

Igor foi para o Japão com a família aos 14 anos, em 2004. Os pais, à época casados, foram para lá trabalhar e os dois filhos, como ainda eram novos, ficaram estudando por dois anos, o que facilitou no aprendizado do idioma, ainda que até hoje Igor ache que ainda não fala como os japoneses.

Em 2010, depois de um divórcio, o pai de Igor, o chargista Fred Nogueira, retornou para o Brasil e os filhos ficaram com a mãe, que é filha de japoneses.

Há 14 anos no país, Igor ainda tem vontade de voltar para o Brasil, mas somente se tiver uma boa condição financeira, visto que é acostumado ao padrão de vida que tem no Japão.

“Eu gosto da vida lá. Tem muita gente que fala mal, mas eu já me adaptei. Tem a tranquilidade de sair de casa, deixar o carro aberto, caminhar na rua tranquilo, sem medo de tomar um tiro, ser assaltado, mas também tem a condição de vida melhor, qualquer um pode ter um carro bom, comprar uma casa, trabalhando bastante, mas qualquer um tem condição”, disse Igor.

Lá ele trabalha como operário em uma fábrica de injetora plástica, porém como os salários no país são mais altos, consegue ter uma vida boa, inclusive mantendo seus quatro carros, sendo dois de competição – um Skyline e um Toyota Cresta -, que divide com o irmão.

Os carros – o Cresta é o mais usado por Igor – foram modificados para se adequar ao drift. E essas alterações, em grande parte, foram mostradas em vídeos do canal, visto que isso é muito pedido pelos inscritos.

“A galera pede bastante, porque é uma realidade diferente. Aqui no Brasil não tem muito esse tipo de modificação. Tanto porque é ilegal. E lá no Japão é mais liberal, não que possa fazer tudo que quiser. Mas, por exemplo, aqui no Brasil carro rebaixado é crime, lá não. Aqui se você trocar o aro da roda, já é infração. Lá é mais tranquilo, a polícia pega mais leve”, contou.

Inclusive, um vídeo com uma abordagem policial foi o grande divisor de águas do BRclubTV. O vídeo foi o responsável pelo canal de Igor explodir.

O canal

No início era apenas uma brincadeira. Igor criou o canal para mostrar exatamente o que vivia, os eventos de drift, as modificações de carros, tudo apenas para os amigos. O que ele não imaginava é que o canal cairia no gosto dos brasileiros, que representam 91% do público.

O nome, inclusive, veio do grupo de amigos, que só tinha brasileiros. A princípio o canal se chamava “Brasilian Club TV”, mas com a dificuldade de explicar nos eventos no Japão como escrevia o nome, acabou simplificando e deixando “BRclubTV”.

Criado há menos de dois anos e com vídeos sempre em português, a grande aceitação fez com que Igor se assustasse. Ainda mais que o grande “boom” se deu com um vídeo de uma abordagem policial, como dito acima.

“Eu estava andando com um carro de drift na rua – o carro é de rua e de drift – e a roda fica um pouco saliente, saída para fora da lata. Ai a polícia me pegou por causa disso. E nesse dia eu estava com a câmera, ai falei: ‘vou gravar pro pessoal do Brasil ver como é um enquadro policial aqui no Japão’”, lembrou.

O vídeo foi parar na home do Youtube e viralizou, fazendo com que o canal explodisse. O motivo? Os brasileiros ficaram espantados com a educação dos policiais, pedindo os documentos com “por favor”, agradecendo, usando de toda gentileza e respeito ao próximo típica dos japoneses.

YouTube video

Com o sucesso repentino, Igor já conquistou algumas coisas, como patrocínio, peças de carro e alguns presentes de lojas, mas contou que ainda não ganha dinheiro com o canal.

Porém, essa vinda ao Brasil foi graças ao BRC. Ele foi convidado por uma oficina mecânica de Santos (SP), a NSC Garage, para fazer presença no Super Drift Brasil, cuja a primeira etapa aconteceu em Piracicaba, nos dias 25 e 26 de março.

Ele disse que até então nunca tinha percebido que estava famoso, mas ao chegar no evento no Brasil ficou espantado com o alcance do canal.

“Lá no Japão a galera me para pra conversar, tirar uma foto, mas como não tem tanto brasileiro, era até meio que normal pra mim. Mas quando eu cheguei no Brasil e fui no Super Drift Brasil lá em Piracicaba, tinha uma estrutura montada para receber a galera, eu fiquei em choque. A galera pedindo para tirar foto, pedindo autógrafo, eu nunca tinha dado autógrafo na minha vida. Aquela loucura. Ai que eu coloquei a mão na consciência e falei: ‘meu Deus, o negócio cresceu mesmo’”, contou.

Para ele, o que fez com que o canal fizesse tão sucesso foi a naturalidade em que age nos vídeos. As gravações não tem roteiro, são feitas de forma transparente, mostrando apenas o que ele realmente faria ainda que a câmera estivesse desligada.

“Não tem ensaio, é a minha vida, é tudo muito natural”, disse.

A mãe

É ele quem escolhe o que filmar, grava e edita. Mas tem uma personagem constante nos vídeos que faz tanto sucesso quanto Igor – inclusive o segundo vídeo mais visto no canal é com ela – a mãe, Tania Hayashida.

“Minha mãe é protagonista, ela gosta, é uma figura, o que passa lá no vídeo é o que ela é, nada forçado e ela se diverte. Ela não gosta de andar no carro, mas da galera falando dela ela fica feliz”, disse Igor.

O sucesso da mãe no canal foi tamanho, que ela ganhou um quadro só dela chamando “minha mãe reagindo”, em que Igor pega os comentários dos internautas e mostra pra ela, que reage a cada um.

YouTube video

Porém, o vídeo mais importante para Igor é um que tocou seu coração e até o fez chorar. Ele tem um filho de seis anos que tem medo de várias coisas, como altura e escuro, mas, ainda assim, o pai resolveu levá-lo para fazer drift.

Sem saber como seria a reação do menino, ele o colocou no carro, o arrumou e fez a gravação.

“Quando eu comecei a fazer drift, ele começou a gostar, curtir, pedir mais, gritando e eu fiquei emocionado, eu não esperava essa reação dele, foi um vídeo marcante para mim”, contou.

YouTube video

Na próxima quarta-feira (11), Igor retornará para o Japão, onde construiu sua vida. Afinal, a namorada – com quem mora junto e incrivelmente é cuiabana (eles se conheceram lá, o que é bastante coincidência) – e o filho do casal o esperam.

Porém, pode ser que ele volte para as próximas etapas do Super Drift Brasil. Serão cinco etapas, sendo a próxima em Londrina (PR), nos dias 09 e 10 de junho. As outras acontecerão em Bauru (SP), nos dias 04 e 05 de agosto, Camburiú (SC), nos dias 29 e 30 de setembro e por fim Belo Horizonte (MG), nos dias 10 e 11 de novembro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes