Cuiabá tem mais de 14 mil animais abandonados e o número está subindo

Diretoria de Bem-estar Animal diz que cerca de 10% dos animais domésticos na Capital perambulam pelas ruas e pandemia está modificando o cenário

(Foto: Helena Lopes / Pexels)

Cuiabá tem mais de 14 mil animais de rua e a quantidade está crescendo com a pandemia. Um balanço da Diretoria de Bem-estar Animal indica que, em média, 10% dos animais domésticos foram abandonados e perambulam pela cidade. 

O cálculo é feito com base em projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nas cidades de grande porte, com mais de 500 mil habitantes, existe um animal de estimação para cada cinco pessoas.  

Cuiabá, com 700 mil habitantes, teria 140 mil pets. Nesse grupo, 10% estão sem moradia. Mas, nos últimos anos, o número tem crescido acima da estimativa. A Diretoria de Bem-Estar Animal, instituída em 2018, diz que já recebeu cerca de mil animais, mais de um por dia. 

“Os casos de abandono e maus tratos são muitos na Capital e tem se intensificado desde o início da pandemia. Além disso, aumentou também o número de denúncias falsas”, informou o órgão. 

Do total de animais resgatados, apenas 300 passaram para uma nova moradia via adoção. O trabalho de mapeamento, que já é difícil pelo número de animais abandonados, também tem o empecilho com as informações falsas. 

“Nós precisamos da colaboração da população para realizar nosso trabalho. É importante verificar a informação antes de compartilhar, porque muitas vezes chegamos aos locais denunciados e constatamos que não há animal nenhum precisando de resgate”, disse a diretora Daniele Saad. 

Conforme a Diretoria, seis leis municipais direcionadas a causa animal estão em fase de regulamentação. Elas tratam sobre medidas de proteção aos animais, apoio ao protetor independente, sobre animal comunitário e circulação de veículo de tração animal em vias de perímetro urbano. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAsteroide que passará próximo à Terra pode ser observado neste domingo
Próximo artigoPandemia: Média de atendimentos cresceu 40% em VG nos últimos sete dias