Eleições

Cuiabá tem 711 interessados no cargo vereador: veja o perfil dos candidatos

Partidos pequenos tiveram a preferência dos candidatos que são, em sua maioria, homens pardos, casados e empresários

2 minutos de leitura
Cuiabá tem 711 interessados no cargo vereador: veja o perfil dos candidatos
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) registrou 711 pedidos de candidatura a vereador somente em Cuiabá. A maioria é de homens, com idade entre 40 e 54 anos, que se declararam pardos e que exercem atividades empresariais. 

A tendência política está mais para a direita do que para a esquerda e de filiados a partidos pequenos. Os dados estão no perfil dos candidatos disponível na página Divulga Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Até o fim da manhã desta terça-feira (27), o TRE já tinha julgado e deferido o pedido de 376 candidatos e negado o registro de candidatura para 18. 

Formação e profissão 

A formação intelectual da maioria está entre a graduação em universidade e ensino médio. Pouco mais da metade (52%) declararam ter concluído curso de ensino superior e 25,8% concluíram somente até ensino médio. 

Cerca de 10% interromperam a graduação, 5% têm apenas o ensino fundamental completo; 2,25% não concluíram nem mesmo o ensino o fundamental e 2,24% disseram que sabem ler e escrever. 

As três ocupações mais comuns dentre os candidatos são empresas (10,8%), advocacia (5,6%), e serviços públicos (4,6%). O maior percentual ficou no grupo de “outros” (22,7%), cuja variedade de ocupações o TSE não informa. 

Ainda há candidatas que são donas de casa (3,2%), comerciante (3%) e estudantes (2,8%). 

Estado civil 

Quase a metade dos 711 interessados em se candidatar disse ser casada (48%). O grupo de solteiros corresponde a 39% do total. 

A participação dos homens continua massiva. Eles são 65,5% dos candidatos. As mulheres, 34,5%. Conforme o TSE, não houve pedido de registro de candidatura com nome social. 

Posição partidária 

A coloração partidária dos candidatos pode ser identificada pela filiação aos partidos mais novos e com viés de discurso mais para a direita. Duas das agremiações com mais candidatos surgiram na onda da eleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). 

O PSL, partido pelo qual Bolsonaro se elegeu, pediu o deferimento de candidatura a vereador para 39 pessoas. Um a menos que o partido com mais concorrentes, o PV. 

O terceiro colocação também está na lista dos grupos novos. O Patriota aparece com o mesmo número de candidatos do PSL. Depois vem o Cidadania, também com 39 pedidos. 

O ranking dos cinco mais é fechado pelos Republicanos, que esperam o deferimento de 38 candidaturas. 

Os partidos mais da esquerda, tradicionais e maiores aparecem do outro lado tabela. Caso do MDB, PT, Psol, PSDB e DEM.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes