Cuiabá sedia curso e palestra sobre unidades de conservação em áreas urbanas

(Foto: Drone Cuiabá)

O Instituto dos Arquitetos do Brasil-Departamento de Mato Grosso (IAB/MT), e a Associação dos Engenheiros Ambientais de Mato Grosso, promoverão e produzirão em Cuiabá o curso “Criação e Gestão de Unidades de Conservação em Áreas Urbanas”. O evento, que está na sua sexta edição, ocorrerá entre os dias 21 a 26 de Maio de 2018, na Universidade Federal de Mato Grosso.

Existem hoje no Brasil cerca de duas mil unidades de conservação federais, estaduais e municipais, públicas e privadas, incluindo as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). O Estado de Mato Grosso possui 103 unidades de conservação (23 federais, 46 estaduais e 36 municipais), incluindo os três Parques Estaduais Urbanos em
Cuiabá: Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô.

Essas áreas, apesar de muito pressionadas, prestam importantes serviços ecossistêmicos à cidade e seus moradores, como proteção de mananciais, além de espaços de lazer recreação e turismo, dentre outras diversas funções, como tratamento de saúde, que contribuem para melhoria da qualidade de vida urbana.

O público alvo são, principalmente, gestores urbanos e ambientais, públicos e privados, servidores de Prefeituras, membros de ONGs, profissionais liberais como arquitetos, advogados, biólogos além de pesquisadores, pós-graduandos, universitários e demais interessados.

O principal objetivo do curso – que já foi ministrado em Imbituba (SC), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Brasília e Campo Grande (MS) -, é fornecer os conceitos básicos e as técnicas que embasam o planejamento e implantação de unidades de conservação, fundamentadas em uma visão integrada do território e de gestão participativa.

Alguns temas a serem abordados no curso: aspectos legais como Estatuto da Cidade e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, como criar uma unidade de conservação, Planos de Manejo e Conselhos Gestores, conflitos sócio ambientais e desafios de gestão das unidades de conservação urbanas.

O aprendizado no curso poderá ser aplicado em diversos campos profissionais como elaboração e revisão de planos de manejo de unidades de conservação e criação e participação em conselhos gestores. Além disso, o aluno terá maiores bases para participar de estudos em processos de criação de unidades de conservação e projetos
de educação ambiental.

Para viabilizar o curso, o IAB/MT conta com apoio institucional do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Teoria Verde Educação Ambiental na Prática, APOENA/FAU e Universidade Federal de Mato Grosso.

O curso será ministrado pelo arquiteto e urbanista Miguel Von Behr, mestre em Planejamento Urbano e Regional e que possui larga experiência em criação e implantação de unidades de conservação, algumas delas no contexto urbano como a Floresta Nacional de Lorena, no Vale do Paraíba, São Paulo. As palestrar terão carga horária de 30 horas (haverá emissão de certificado pelo IAB/MT).

O professor Miguel também é reconhecido pelos seus livros sobre os diversos biomas brasileiros, sempre tratando de forma integrada a questão ambiental e os aspectos culturais e sócio-econômicos.

Inscrições e maiores informações pelo site www.iabmt.com, telefone 65 99235-0279, ou ainda pelo e-mail [email protected]

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEmpreendedor cuiabano supera medo de falar em público e participa do Programa “Encontro”, com Fátima Bernardes
Próximo artigoNa base da pressão