Mato Grosso

Cuiabá-Prev estima economia de R$ 2,5 mi com projeto Papel Zero

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Cuiabá-Prev estima economia de R$ 2,5 mi com projeto Papel Zero
(Foto: Luiz Alves / Sicom)

Menos de 10 segundos. Esse foi tempo que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), levou para assinar eletronicamente os processos de aposentadoria de quatro servidores do Município, na manhã desta sexta-feira (7). O ato concretizou a implantação do programa “Papel Zero no Cuiabá-Prev”, que projeta uma economia de R$ 2,5 milhões ao se evitar a impressão de 34 milhões de páginas.

A estimativa, anunciada por Pinheiro, foi calculada com base nos gastos apresentados pelo trâmite ao longo dos dois primeiros anos de gestão e o valor por folha impressa: R$ 0,11. “Prevemos uma redução de 50% na emissão física dos documentos. Esta assinatura, portanto, simboliza avanço na construção de uma administração sustentável, ágil e econômica”.

Titular da Secretaria de Gestão, Ozenira Félix lembra que a iniciativa já faz parte da rotina de servidores das áreas de recursos humanos das secretarias de Educação, Meio Ambiente e de sua própria Pasta. “Essa é a primeira fase, depois estenderemos o serviço ao cidadão, que poderá emitir seus alvarás, licenças e notificações em ambiente virtual. Isso vai evitar filas, deslocamento e perda de tempo”, explicou.

Ozenira também falou sobre a urgência na mudança de hábitos de consumo e na relação com o planeta. “Infelizmente, a maioria de nós não está atenta à importância de pequenas ações. Pensando nisso, ao começarmos uma transformação pelo local onde passamos mais tempo, o trabalho, levantamos também a bandeira da sustentabilidade”, diz.

De acordo com o secretário adjunto de Previdência, Fernando Jorge Mendes, a implantação do projeto no Cuiabá-Prev passou pelas fases de virtualização dos processos de aposentadorias e pensões; a virtualização dos processos relativos aos direitos e solicitações dos servidores ativos; e o atendimento das demandas e dos cidadãos.

Todo o trâmite resultou na garantia do benefício aos servidores Rose Natalina da Silva, Márcia Barbosa, Alais Bulhões e Delmi Ferreira.  “Apresentamos aqui a primeira etapa, que está 100% concluída. A partir de agora, todos os atos de concessão de benefícios serão totalmente virtuais, desde a solicitação do servidor até a assinatura do prefeito”, conclui Fernando Mendes.

(Com assessoria)

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