Cuiabá passa a coletar 61% de esgoto com nova estação de tratamento

ETE TIjucal foi inaugurada hoje e impede o despejo de 5 toneladas de esgoto no Rio Coxipó

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

A Prefeitura de Cuiabá e a concessionária de água e saneamento Águas Cuiabá inauguraram nesta quinta-feira (21) uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Tijucal). A unidade faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário Tijucal e recebeu R$ 100 milhões para ampliação e modernização dos sistemas.

Hoje, 250 litros de esgoto por segundo são tratados nessa unidade, que atende a 67 bairros da região Sul de Cuiabá. Contudo, a capacidade dos tanques é de uma coleta de até 500 litros por segundo.

O volume coletado no fim do dia, segundo a Águas Cuiabá, supera 22 milhões de litros de esgoto. Além disso, cerca de cinco toneladas de resíduos deixam de ser depositados no Rio Coxipó, graças à ETE Tijucal.

A informação é da diretora-geral da concessionária, Paula Violante, que destacou que a unidade está conectada à rede de mais de 26 mil casas e estabelecimentos comerciais.

Com isso, a Capital amplia a rede de coleta de efluentes para 61% das casas. O número significa um avanço de quase 10% na cobertura, conforme relatório do Instituto Trata Brasil, divulgado em junho de 2018. Na época, cerca de 52% das famílias cuiabanas tinham o serviço.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) destacou que a concessionária já investiu R$ 350 milhões nos sistemas de água e esgoto desde 2017. No total, 106 quilômetros de rede coletora teriam sido instalados.

Segundo Pinheiro, a previsão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é de que, até 2024, a cidade esteja com 91% coberta com rede coletora de esgoto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSobre diferença de idade, namorada de DiCaprio responde críticos: “Vocês são uma droga”
Próximo artigoMulher forja gravidez para esconder 4 quilos de maconha na barriga

O LIVRE ADS