Início Cidades Cuiabá não tem mais estoque de testes rápidos de covid-19

Cuiabá não tem mais estoque de testes rápidos de covid-19

Município aguarda nova remessa por parte do Ministério da Saúde. Secretaria estadual autorizou aquisição de mais de R$ 4 milhões em produtos

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

A rede pública de Cuiabá está com o estoque zerado de testes rápidos de covid-19. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Epidemiológica fez a última distribuição de kits para as unidades básicas de saúde (UBS) nesta terça-feira (25).

Somente neste mês já foram distribuídos 53 mil kits de testagem rápida, sendo que 46.800 foram direcionados para as UBS. A SMS informa que não há previsão de chegada de uma nova remessa por parte do Ministério da Saúde, cujo repasse é feito pelo Estado. Contudo, a Secretaria afirma que já está em processo de aquisição emergencial de 70 mil kits de testagem rápida de antígeno.

Diante desse cenário, o Município afirma que seguem as consultas para avaliação clínica e devido encaminhamento para isolamentos dos sintomáticos.

LEIA TAMBÉM

Aquisição em caráter emergencial

Por sua vez, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) autorizou a aquisição, em caráter emergencial, de testes rápidos da covid-19. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira.

O valor total da compra é de R$ 4,4 milhões e não haverá licitação. A concorrência foi dispensada com base na legislação de licitações e contratos da Administração Pública, a lei 8.666 de 1993 e também na 14.217 do ano passado. Os textos apontam a suspensão de processos licitatórios em meio ao cenário pandêmico, para os bens emergenciais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui