Pelo menos 50.315 consultas médicas foram realizadas nas 65 unidades básicas e saúde (UBSs) de Cuiabá entre os dias 3 e 21 de janeiro deste ano. Secretário-adjunto de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Edemir Xavier classifica a situação atual como “atípica” e atribui o volume à pandemia.
Quase 63% desses atendimentos foram voltados para pessoas do sexo feminino e, dentro desse público, somente 0,8% são referentes a consultas de pré-natal, que estão sendo feitas com agendamento.
Esses números são apenas os que chegaram a ser registrados, já que, conforme o secretário, devido ao enorme fluxo de pacientes nas unidades, as equipes não estão tendo tempo hábil de registrar a produção no sistema.
“São números registrados no e-SUS e, com certeza, existe muito mais devido à dificuldade de inserir os dados a todo momento”, explica.
Quatro vezes acima do esperado
No final de dezembro, a Prefeitura de Cuiabá lançou o “Plano de Enfrentamento à Síndrome Respiratória Aguda Grave e à Síndrome Gripal”, determinando que as UBSs atendam em livre demanda e, posteriormente, instituiu o atendimento sem intervalo para almoço.
“Nós tínhamos uma expectativa de atendimento, mas o número superou essas expectativas em 3, 4 vezes. Sem contar que muitos profissionais apresentaram resultado positivo para covid, outros estão de férias”, relata o secretário.
Ainda de acordo com a prefeitura, neste mesmo período foram realizados 79 mil procedimentos médicos e mais de 20 mil testes rápidos para covid.
“No tempo normal, nós jamais chegaríamos numa quantidade dessa. É como se, em 30 dias, a gente atendesse aquilo que demoraria 4 meses. E, mesmo com tudo isso, os profissionais têm contribuído, têm enfrentado de frente essa pandemia e têm feito aquilo que podem para atender melhor aos pacientes”, elogiou.
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(Com Assessoria)