Mato Grosso

Cuiabá: Ex-secretário financeiro diz que compras da Saúde passam por adjuntos

Oseas Machado diz que demanda recebida por unidades do SUS teria que ser consultadas por três secretários de segundo escalão

1 minuto de leitura
Cuiabá: Ex-secretário financeiro diz que compras da Saúde passam por adjuntos
(Foto: Reprodução/Youtube)

O ex-secretário financeiro e administrativo da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Oseas Machado, disse que as compras de medicamentos, em tese, passam pelas três secretarias-adjuntas – a secretarias Adjunta de Saúde, de Planejamento e Operações, Administrativa e Financeira. 

Os gestores dessas pastas seriam os responsáveis por determinar a quantidade de compra e por liberar o pagamento de contratos para empresas fornecedoras. A informação contrapõe a fala de servidores ouvidos na CPI dos Medicamentos, instalada na Câmara de Cuiabá. Eles negaram a participação na formulação das planilhas. 

“Os quantitativos [de medicamento e insumos] vêm dos demandados [unidades de saúde de atendimento ao público] e isso tem que passar pelas secretarias-adjuntas. A Secretaria Administrativa e Financeira é responsável pela execução dos pagamentos”, afirmou. 

O diretor foi ouvido nesta quinta-feira (12) como testemunha na segunda fase de oitivas da CPI dos Medicamentos.

LEIA TAMBÉM

Conforme os membros, a documentação recebida da Secretaria de Saúde não aponta os responsáveis pela definição do quantitativo de medicamentos são comprados para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

O cargo técnico nominalmente responsável pelo trabalho teria sido extinguido em reforma administrativa da Prefeitura de Cuiabá, entre 2019 e 2020.  

“A impressão que temos até agora é que essa confusão de sobre quem são responsáveis é algo intencional de alguém ou de algum grupo dentro da secretaria”, disse o vereador Marcos Paccola (Cidadania).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes