Comportamento

Cuiabá é a terceira Capital do país onde mais se usa celular no trânsito

Ao todo, 23,7% dos motoristas relataram o hábito em Cuiabá. A taxa é maior que a registrada no país: 19,3%

1 minuto de leitura
Cuiabá é a terceira Capital do país onde mais se usa celular no trânsito
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Celular e direção: a combinação não é recomendada em nenhum lugar. Mesmo assim, os motoristas insistem na prática. Em Cuiabá, entretanto, o comportamento é ainda mais comum do que se pensa.

Segundo o Ministério da Saúde, a Capital de Mato Grosso é a terceira do país onde mais  motoristas mais usam o celular enquanto dirigem.

Ao todo, 23,7% dos motoristas relataram o hábito em Cuiabá. A taxa é maior que a registrada no país: 19,3%. E o comportamento é mais comum entre os homens (25,1%) do que entre as mulheres (21,2%).

Os motoristas de Belém (PA) lideram o ranking do mau hábito, com 24% deles cometendo esta infração. No segundo lugar aparecem os condutores de Rio Branco (AC) (23,8%).

Por outro lado, as menores taxas foram observadas em Salvador (14,1%), Rio de Janeiro (17,1%) e São Paulo (17,2%).

Os dados chamam atenção especialmente quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que usar o celular durante a condução de veículo aumenta em quatro vezes as chances de se envolver em um acidente.

Vale lembrar ainda que a multa para quem faz isso é de R$ 293,47. A infração é gravíssima e resulta na aplicação de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os números foram obtidos através do relatório da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes