Cuiabá é a capital que menos conseguiu evitar mortes por covid

Dados são de um indicador criado pelo Instituto Votorantim, que considerou aspectos da população, da economia e ações dos governos

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Cuiabá foi a Capital brasileira que mais falhou no combate a mortes pela covid-19. A afirmação é de um índice desenvolvido pelo Instituto Votorantim cujos resultados foram divulgados na última sexta-feira (10).

O instituto levou em consideração dados sobre a população – como o percentual de pessoas idosas e inscritas no Cadastro Único do governo federal -, sobre a economia e também as ações adotadas pela adminsitração pública durante a pandemia.

A constatação foi de que Cuiabá acabou tendo mais mortes pela doença do que seria esperado.

O ranking das cinco Capitais que mais falharam nesse quesito ainda inclue Manaus (AM), na segunda colocação, seguida por Porto Velho (RO), João Pessoa (PB) e o Rio de Janeiro (RJ).

O mais curioso do levantamento feito pelo instituto é que Cuiabá e Porto Velho também aparecem entre as capitais que melhor orientaram suas populações sobre medidas de prevenção à doença.

Neste ponto, Porto Velho aparece em segundo lugar, atrás somente de Florianópolis (SC), e Cuiabá em quarto, atrás de Palmas (TO). A quinta colocada foi São Luiz (MA).

As cidades mais eficazes

Ainda de acordo com os dados do Instituto Votorantim, Florianópolis foi a Capital brasileira que melhor enfrentou a pandemia. Ela lidera as listas das que se mostraram menos vulneráveis – orientando sua população sobre que medidas de prevenção tomar – e que tiveram menos mortes.

Quando consideradas todas as cidades brasileiras neste ranking, aparece uma cidade de Mato Grosso: Santa Rita do Trivelato (345 km de Cuiabá) foi a terceira colocada.

A cidade, que tem aproximadamente 3,6 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou atras somente de Gavião Peixoto, localizada no interior de São Paulo, e da campeã entre as capitais, Florianópolis.

(Com informações da CNN Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCaixa vai reduzir juros para financiamento da casa própria
Próximo artigoTemperatura fria para Emanuel