Variedades

“Cuiabá de Eulália”: mostra de Amaury Santos ganha espaço no Sesc Arsenal

2 minutos de leitura
“Cuiabá de Eulália”: mostra de Amaury Santos ganha espaço no Sesc Arsenal
Foto: Amaury Santos

O Sesc Arsenal promove exposição “Cuiabá de Eulália”, apresentando fotos da personalidade cuiabana em suas vivências e relações com a Capital.  Com abertura nesta quinta-feira (4), às 19h, o público poderá entrar em contato com os registros de Amaury Santos até dia 26 de maio. Proporcionando um olhar sensível, o fotógrafo traz uma das identidades da cultura regional mato-grossense.

“Dona Eulália” é conhecida pelo seu tradicional bolo de arroz, considerado por muitos cuiabanos o melhor da redondeza, e possui uma trajetória inspiradora: já recebeu homenagens em eventos acadêmicos, reportagens televisivas, jornais locais e, agora, chega ao Sesc Mato Grosso por meio da fotografia.

Assim, divide com o público algo além dos dotes culinários: compartilha sua perspectiva de cidadã, revelando suas histórias em cantos íntimos da cidade, convidando, juntamente com sua família, todos a ver e reviver momentos especiais em Cuiabá.

Amaury Santos é fotógrafo e amigo da família. Por isso, pode acompanhar de perto o seu dia a dia e ouvir sobre as histórias que constroem as experiências de Dona Eulália, decidindo, assim, homenageá-la ainda em vida.

Também descobriu toda a gratidão e amor que a cozinheira tem em relação a Cuiabá. Carinho revelado quando ela conta sobre sua saída da zona rural, em busca de melhores condições de vida, e o encontro, na Capital, com uma alternativa de sustento e novas possibilidades.

A receita de bolo de arroz da tia da, então, jovem Eulália é bem recebida pelos moradores e segue sendo um sucesso até hoje. Servido sempre acompanhado de chá, faz da sua casa um ponto de encontro de costumes e sabores regionais.

Toda essa trajetória estará presente na exposição, assim como a essência dessa senhora, que não foge à regra e demonstra toda a coragem e luta do povo brasileiro.

*Com assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes