Cidades

Cuiabá abre cadastro para imunizar contra bronquite crianças de até 2 anos

Tratamento estará disponível para os nascidos prematuros ou que tenham alguma doença pulmonar crônica

2 minutos de leitura
Cuiabá abre cadastro para imunizar contra bronquite crianças de até 2 anos
Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

Pais e responsáveis podem entrar em um cadastro para a imunização de crianças com até 2 anos de idade contra o vírus sincicial respiratório (VSR), um dos causadores da bronquite. A Secretaria de Saúde de Cuiabá abriu a solicitação na sexta-feira (26). 

A data corresponde ao período de maior circulação do vírus, entre março e julho. O medicamento, com tratamento à base de imunoglobulina, é ofertado para pacientes de até 2 anos de idade que morem ou estejam internadas em Cuiabá.  

O tratamento fica disponível para crianças nascidas com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas, com idade inferior a 1 ano ou crianças com idade inferior a 2 anos com doença pulmonar crônica da prematuridade. 

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) diz que o medicamento não é uma vacina, mas um tipo de anticorpo preparado (imunoglobulina), elaborado por técnica de engenharia genética que induz à imunização passiva específica contra o vírus sincicial respiratório. 

Atualmente, é a única forma disponível para a prevenção de quadros graves de infecções respiratórias em lactentes, como a bronquiolite e, principalmente, pneumonias. 

Para solicitar o medicamento o responsável pela criança precisa apresentar cópia da certidão de nascimento, do cartão SUS e do comprovante de residência; receita médica emitida no prazo de até 180 dias, a partir de janeiro de 2021; além de relatórios médicos especificando a necessidade do uso dessa medicação.  

No caso de pacientes prematuros, é necessário ainda anexar cópia do relatório da alta hospitalar.  

No caso de pacientes com doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica comprovada, é preciso anexar, além dos documentos pessoais e da receita médica, a cópia do relatório médico com a descrição da cardiopatia, o grau da hipertensão pulmonar e os medicamentos utilizados, também cópia do laudo do ecocardiograma do último ano.  

Os documentos devem ser entregues à responsável técnica de Saúde da Criança, Susi Nayara da Costa, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 14h às 18h. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes