O cross marketing, que também é conhecido como promoção cruzada, pode economizar tempo e dinheiro para sua empresa, além de aumentar sua exposição à publicidade. A beleza do cross marketing é que você não precisa ser uma grande cadeia.
Em 2021, o ano de incertezas, muitas empresas buscam estratégias imediatas para enfrentar este primeiro semestre sem comprometer a saúde financeira do seu negócio.
Aparentemente estamos falando de duas situações antagônicas que caminham distante uma da outra: soluções X investimento, mas o que muitos não sabem é que o cross marketing pode gerar uma economia de tempo e dinheiro para você e sua empresa, além de aumentar a sua exposição como marca, vender mais, produzir mais e, consequentemente, obter mais resultados.
Tati Oliva é paulista, da cidade de Santos, mãe e idealizadora, sócia e diretora-geral da Cross Networking, agência criada em 2008 e considerada o maior grupo de live marketing do Brasil.
O livro escrito por Tati, Um Mais Um é Maior que Dois, com prefácio assinado por Luiza Helena Trajano, fundadora da Magazine Luiza, trata da trajetória da autora, que abriu caminho para sua carreira como empreendedora, da sua filosofia e de alguns dos cases que provam que parcerias são o futuro dos negócios na era da economia compartilhada. Ela conseguiu inúmeras parcerias de sucesso: OMO + Hering Kids, Maizena + Tok Stok, Heinz + Reserva, entre outras.
Aplicando à nossa realidade, na prática, empreendedores de pequeno e médio porte podem se beneficiar com parceria de produtos e serviços que se complementam, por meio dessas colaborações estratégicas você pode aumentar a sua receita sem prejudicar o seu orçamento.
Exemplo de cross marketing
Um shopping cria um bicicletário gratuito para crianças aprenderem a andar de bicicleta, espaço totalmente voltado para lazer e entretenimento afim de atrair fluxo.
Uma marca de bicicletas aceita financiar as bikes e equipamentos de segurança, em contrapartida, o shopping oportuniza a possibilidade de venda ou até mesmo de uma loja dentro do espaço. Assim estamos, na prática, gerando a experiência de proporcionar a oportunidade de compra, cujo o principal ativo é o de proporcionar parceria entre as marcas, produzir mais e, dessa forma, obtendo mais resultados.
Apenas certifique-se de que haja um buy-in mútuo, de modo que ambas as marcas sejam representadas de forma profissional e justa.
Faça uma reflexão e busque qual produto ou serviço cruza o caminho do seu cliente.