Negócios

CropLife Brasil debate geração de conhecimento para alimentar o mundo

Christian Lohbauer, presidente da CropLife Brasil, chamou a atenção para o atraso do Brasil no acesso às novas tecnologias já disponíveis em outros países

3 minutos de leitura
CropLife Brasil debate geração de conhecimento para alimentar o mundo
Foto: Divulgação

Discutir os desafios e os avanços nas pesquisas em busca de soluções para a produção de alimentos para as próximas décadas. Esse foi o objetivo do Workshop “Gerando Conhecimento para Alimentar o Mundo”, realizado ontem (25) pelo Instituto de Estudos Avançados da USP e que contou com a participação do presidente da CropLife Brasil, Christian Lohbauer.

O executivo foi o expositor do módulo “Defensivos agrícolas e a produção de alimentos”, que teve a moderação de José Otávio Menten, professor associado da USP/ESALQ e presidente do Conselho Científico Agro Sustentável, CCAS.

Na oportunidade, Christian pôde reforçar a importância da ciência na produção de alimentos, a seriedade da agricultura brasileira e o controle permanente que garante a qualidade e segurança do alimento produzido no Brasil. O comprometimento da iniciativa privada, que investe na pesquisa e desenvolvimento das diversas tecnologias tecnologias também foi citado.

“O Brasil exporta segurança alimentar. Sabemos que problemas existem, e nosso objetivo é trabalhar para diminuir essas questões. Por isso, nosso grande projeto está voltado para a educação nacional com grande capilaridade e diversas parcerias, para treinar e levar informação a produtores, crianças e donas de casa”, afirmou Lohbauer.

Além disso, o presidente da CropLife Brasil chamou a atenção para o atraso do Brasil no acesso às novas tecnologias já disponíveis em outros países, além de esclarecer questões relacionadas a alguns dos principais mitos do setor de defensivos, como o Brasil não ser o país que mais utiliza defensivos no mundo, quando se leva em consideração critérios científicos, como a produtividade agrícola (quantidade de defensivo utilizado X quantidade de alimento produzido).

Leia também:
Entidades do setor de insumos se fundem e criam a CropLife Brasil
Abrass reúne líderes do mercado de sementes em Mato Grosso

Christian também destacou a importância da criação da CropLife Brasil, que terá papel fundamental no esclarecimento e disseminação de conhecimento, tanto para os produtores rurais, por meio de ações de educação e treinamento que contribuam para promover as boas práticas agrícolas, quanto para a sociedade, por meio da divulgação de informações de qualidade sobre a importância da tecnologia para a produção sustentável de alimentos.

Números

Abordar o tema alimentação é cada vez mais necessário visto que, de acordo com a FAO, quase 1 bilhão de pessoas não tem acesso a uma alimentação de forma que atenda suas necessidades diárias de nutrientes. Além disso, de acordo com a ONU, em 2050 haverá mais de 9,5 bilhões de habitantes no mundo – e, em função desse crescimento populacional, será necessário um incremento de 70% na produção de alimentos para atender a demanda dos novos consumidores que surgirão nos próximos 30 anos.

O evento faz parte da série de encontros Strategic Workshops, iniciada em 2015 com o objetivo de incentivar a organização da pesquisa na USP em torno de temas estratégicos, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes Unidades. A iniciativa é uma parceria com o Instituto de Estudos Avançados e, com o apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo já promoveu diversos encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na Universidade de São Paulo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes