Cidades

“Crianças têm sido amarradas”, diz deputado sobre autistas

3 minutos de leitura
“Crianças têm sido amarradas”, diz deputado sobre autistas
Imagem Ilustrativa (Foto: Brandi Miller)

Desmistificar a ideia de que o autismo se traduz apenas em casos de personalidades brilhantes, como a do jogador de futebol, Leonel Messi,  diagnosticado na infância com a Síndrome de Asperger, um grau leve do transtorno, é a proposta do 1º Simpósio de Políticas Públicas voltadas à inclusão efetiva dos autistas em Mato Grosso, que ocorre no dia 2 de abril.

O debate tem sido defendido pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que cobra engajamento da Assembleia Legislativa na causa. De acordo com o parlamentar, praticamente inexistem políticas públicas voltadas para esse fim e as famílias encontram quase nenhum alento na sociedade.

“São muito os desafios. Há crianças sendo amarradas ao pé de uma cama, amarradas a grades para serem contidas, porquê há poucos centros especializados em acolhê-las. Imagina o que um pai e uma mãe sofrem quando isso acontece”, afirmou.

O Simpósio será no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, das 8h às 18h. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas via fichário eletrônico.

Palestrantes

Entre os palestrantes destacam-se profissionais de renome internacional como a neurocientista Marta Relvas, o psicólogo Adilson de Souza e os professores de Educação Especial Lucelmo Lacerda, e de Física, Elvis Lira da Silva. Para participar basta levar um quilo de alimento ou um pacote de fralda.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome que afeta o sistema nervoso central, dificultando a capacidade de comunicação e interação social da criança. Segundo a Associação Brasileira de Autismo (ABRA), por ano, são descobertos mais de 150 mil casos no Brasil. A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou em 2017 que o autismo atinge mais de dois milhões de brasileiros e representa 70 milhões de pessoas no mundo, cerca de 1% da população mundial.

A neurocientista Marta Relvas é bióloga, doutora e mestre em Psicanálise, neuroanatomista, neurofisiologista, psicopedagoga e especialista em Bioética. Tem certificado Reggio Emília Study Abroad Program na Itália e Title in Education Neurosciences and childhood and adolescence learning of Erasmus+ University – Europe – Portugal.

O psicólogo Adilson Silva de Souza possui Pós – graduação em Transtorno do Espectro Autista pela CBI OF MIAMI. O palestrante Lucelmo Lacerda de Brito é Pós-doutor em Educação Especial pela UFSCar, estudando a inclusão escolar da pessoa com TEA, Doutor em Educação pela PUC-SP, Mestre em História pela PUC-SP, Historiador, Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão.

Já Elvis Lira da Silva, tem Pós-Doutorado pelo Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra, IINN-ELS. É professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, com experiência na área de Física, com ênfase em Neurofísica.

A palestra será no Teatro Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Mais informações com Jane no (65) 98112-8451; Geórgia Fabiola no (65) 99245-4137 e Hamara Sarmento no (66) 98138-0433 ou e-mail: simposioautismomt@gmail.com. Será expedido certificado com carga horária de 8 horas.

*Com Assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes