Negócios

Cresce a participação mato-grossense nas exportações de soja

1 minuto de leitura
Cresce a participação mato-grossense nas exportações de soja
Foto: Arquivo/Agência Brasil

De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) durante o mês de março o Brasil enviou 9,09 milhões de toneladas de soja para o exterior. Desse total, Mato Grosso teve participação de 2,49 milhões de toneladas. Volume que representa 27,43% do total enviado pelo país. Apesar do bom resultado, a expectativa é que total enviado durante este ano seja inferior ao de 2018.

No comparativo com o mês de fevereiro, os envios da oleaginosa mato-grossense, em março, foi 7,13% superior ao mês anterior. Porém, se comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 26,89% nas exportações.

Já na soma dos três primeiros meses, o Estado exportou 5,2 milhões de toneladas do grão. Quantidade 7,71% a mais que o registrado no mesmo período de 2018.

Envios para a China

Neste ano, a China foi o país que mais recebeu a oleaginosa mato-grossense. Como principal destino do cereal, o país asiático foi responsável por 50,33% do total exportado pelo estado. Em seguida vem a Espanha que, neste período, recebeu 10,95% dos envios.

Apesar do bom volume nos envios apresentados neste primeiro trimestre, as negociações futuras não parecem ser boas. Para o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a expectativa é que o volume de soja exportada por Mato Grosso, seja menor que o ano passado, devido entre outros fatores, a menor demanda chinesa”.

Redução ocasionada pela peste suína que assola o país, e, resultará na redução da demanda do cereal, utilizado como ração para os animais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes