Cidades

CPA, Centro, Imperial e Bosque da Saúde são os bairros com mais casos de covid em Cuiabá

Número de bairros com moradores infectados aumentou em Cuiabá, de 49 para 55

3 minutos de leitura
CPA, Centro, Imperial e Bosque da Saúde são os bairros com mais casos de covid em Cuiabá

O levantamento de casos de covid-19 em Cuiabá, divulgado nesta segunda-feira (27) pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, revela que o número de bairros em que há casos de moradores infectados pela doença aumentou.

No boletim da semana passada eram 49, agora são 55 bairros.

O Morada da Serra (CPA) segue em primeiro lugar, com oito casos da doença, seguido pelo bairro Centro, Jardim Imperial e Bosque da Saúde. Estes três têm seis casos cada um.

Nas sequência dos bairros com maior incidência estão Jardim das Américas e Jardim Itália, que figuram com cinco casos cada, enquanto o Altos do Coxipó, Dom Aquino, Duque de Caxias, Goiabeiras e Parque Atalaia têm quatro casos cada um.

Responsáveis pela pesquisa, o Instituto da Saúde Coletiva e a Faculdade de Geografia da UFMT apontaram o crescimento de 33,3% de casos em relação à semana passada, ou 4,3 casos por dia. Mas, segundo os pesquisadores, houve pequena redução de casos registrados nesta última semana, se comparada com a anterior (5 casos/dia).

O dado corresponde ao aumento de casos até o dia 25 de abril, período avaliado, em que a capital registrava 120 confirmações.

Os dados não incluem o resultado de novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde desta segunda-feira (27), em que Cuiabá somava seis casos a mais, totalizando 126 casos no total.

Menor que a taxa de incidência no Brasil

De acordo com o estudo, a taxa de incidência foi de 19,5 casos/100.000 habitantes, bem mais elevada que a incidência em Mato Grosso (7,0/100.000 habitantes), contudo muito inferior à taxa de incidência no Brasil, que é de 27,6/100.000.

Com um óbito desde a notificação do primeiro caso em 14 de março, a taxa de letalidade em residentes em Cuiabá é de 0,8%. Em 25 de abril, cerca de 66,7% dos casos encontravam-se recuperados e os demais em monitoramento.

Entre os 120 casos confirmados de COVID-19, os primeiros sintomas ocorreram em 12 de março, sendo o primeiro caso notificado no dia 14 de março. Na semana epidemiológica 11 (08 a 14 de março), foi notificado o primeiro caso de COVID-19 em residentes em Cuiabá; na semana seguinte já haviam sido notificados 07 casos.

Queda no número de notificações

O maior número de notificações ocorreu nas semanas epidemiológicas 16 (38 casos) e 14 (34 casos). O tempo médio entre a coleta de exames e a entrega dos resultados foi de 3,7 dias, sendo cerca de 58% dos exames realizados pelo Laboratório Central de Mato Grosso (LACENMT).

Somente dez indivíduos afirmaram ter viajado em período anterior ao início dos sintomas e, desses, a metade para o exterior.

A taxa de internação no período foi de 25,8%, com tempo médio de hospitalização de 4,9 dias. Entre os internados (31), 34,5% (11) ocuparam leitos de UTI e, desses, nove (81,8%) fizeram uso de suporte ventilatório, sendo um deles do tipo invasivo.

Óbitos

O indivíduo que veio a óbito em 15 de abril era do sexo masculino, branco, 70 anos, com nível médio de escolaridade. Em 02 de abril apresentou os primeiros sintomas (febre, tosse, dispneia, desconforto respiratório e diarreia) tendo sido internado em 14 de abril e no mesmo dia transferido para UTI pela necessidade de suporte ventilatório invasivo.

Também no dia 14 foi realizada coleta de material (secreção naso-orofaringe) para exame de RT-PCR, realizado pelo LACEN-MT.

Depois de concluída a nova pesquisa, mais uma pessoa morreu em Cuiabá. Era um morador do Rio de Janeiro, de 92 anos, que estava em visita a familiares. Ele morreu no último domingo (26).

Casos notificados de SRAG

Até o dia 25 de abril de 2020, foram notificados em Cuiabá 415 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Desses, 11,3% (47) aguardam o resultado do exame para COVID-19. Entre aqueles que se conhecia o resultado (368), 233 (63,3%) foram descartados e 135 (36,7%) resultaram positivo para COVID-19, sendo 120 residentes em Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes