Covid: internações em UTIs particulares cresce 18% após festas de fim de ano

Percentual de ocupação de leitos comuns também subiu, segundo Associação Nacional de Hospitais Privados

Imagem Ilustrativa (Foto: Freepik)

Dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) apontam para o crescimento da taxa de internação de pacientes com covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

O índice, que estava em 40,84% entre os dias 25 e 31 de dezembro de 2021, passou para 58,75% entre 8 e 14 de janeiro de 2022. No mesmo período, o percentual de ocupação de leitos comuns também subiu: passou de 47,31% para 77,07%.

O principal fator que impulsionou esse crescimento, segundo a pesquisa, foi o aumento de internações na região Sudeste do país.

Para Antônio Britto, diretor-executivo da Anahp, apesar do crescimento, o número de internação é considerado baixo, uma vez que a proporção de leitos ocupados em relação ao total ainda é pequena.

“A cobertura vacinal da população está contribuindo muito para que os casos não sejam graves. O que notamos é um número grande pessoas contaminadas, mas que não se reflete na mesma proporção nas internações”, disse.

“No entanto, a associação reforça o estado de atenção e cautela para que os índices sigam controlados e que seja ponderada a necessidade de abertura de novos leitos”, completou Britto.

Orientação aos pacientes

A Associação reforça as recomendações para a busca de atendimento no pronto-socorro dos hospitais. Devem procurar esse tipo de atendimento somente pacientes com sintomas persistentes ou sinais de falta de ar, febre persistente, tosse intensa ou com doenças crônicas pré-existentes.

Além disso, a população deve manter rígidos os cuidados com a utilização correta de máscara, o distanciamento social e a higienização adequada das mãos.

Aqueles que estiverem com sintomas leves ou assintomáticos devem priorizar a busca por atendimentos ambulatoriais como, por exemplo, consultas médicas, preferencialmente via telemedicina.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRobert Pattinson deve estrelar novo filme do diretor de Parasita
Próximo artigoJuiz manda Defensoria Pública pagar VI a Valtenir Pereira durante mandato