Covid-19: vacinação reduz pela metade morte entre idosos com mais de 80 anos

Mortalidade da faixa etária era de 28% em janeiro deste ano, quando o Brasil iniciou a imunização. Em abril, taxa caiu para 13%

(Ednilson Aguiar / O Livre)

A proporção de mortes de idosos com 80 anos ou mais caiu pela metade no Brasil após o início da vacinação contra a covid-19. Os dados fazem parte de um estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Segundo a pesquisa, o percentual médio de vítimas dessa faixa etária era de 25% a 30% em 2020 e passou para 13% no final de abril.  Quando teve início a imunização, em janeiro de 2021, o percentual era de 28%.

Os dados utilizados na análise foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde e referem-se ao período de 3 de janeiro a 22 de abril. Nessas datas, 171.454 pessoas morreram de covid-19 no Brasil.

LEIA TAMBÉM

A pesquisa liderada pela UFPel indica que pelo menos 13,8 mil mortes de brasileiros com 80 anos ou mais em um intervalo de oito semanas foram evitadas. O país registra 407.639 mortes por covid-19, conforme atualização do Ministério da Saúde divulgada no domingo (2). Em 24 horas, foram 1.202 novas mortes.

A aplicação da primeira dose alcança cerca de 14% dos brasileiros; e 6,5% receberam as duas doses.

(Com Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPobreza menstrual: projeto que determina doação de absorventes será votado na próxima semana
Próximo artigoCom 32%, Bolsonaro lidera disputa presidencial em São Paulo