Cidades

Covid-19: quase 500 mil pessoas já fizeram teste em MT e 30% testaram positivo

IBGE mostra que índice de doentes continua a crescer em Mato Grosso, mas o grupo de pessoas com algum sintoma foi menor em outubro

1 minuto de leitura
Covid-19: quase 500 mil pessoas já fizeram teste em MT e 30% testaram positivo
(Foto: Assessoria/Inac)

Quase 500 mil pessoas em Mato Grosso já passaram por algum teste para o diagnóstico da covid-19, desde o início da pandemia. E os resultados positivos representam cerca de 30% dos testados. 

Os números estão na Pnad Covid-19 atualizada nessa terça-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles apontam que vem aumentado a quantidade de pessoas que recorrem aos testes para saber se foram infectadas. 

Até setembro, 408 mil pessoas realizam teste swab (de furar o dedo, de coleta sangue ou por outros métodos). No mês passado, esse número subiu para 476 mil, cerca de 14% da população.  

As mulheres são o público mais frequentes, com 240 mil testadas; os homens têm um grupo pouco abaixo, com 236 mil exames. 

As pessoas que receberam resultado positivo para o contágio passaram de 119 mil, em setembro, para 132 mil, em outubro. Elas eram até outubro, 3,9% da população de Mato Grosso. Se considerados os dados de julho, o grupo que já adoeceu quase dobrou. No mês de aceleração para o pico, havia 79 mil pessoas com resultado positivo. 

Conforme a pesquisa, Mato Grosso está na parte do meio da tabela na verificação de difusão do vírus na população. O Distrito Federal é a unidade federativa com mais testes realizados, representando 23,9% da população. Piauí já testou 19,1% e Goiás, 18,9%. 

Os Estados com os números mais baixos de população testada são Pernambuco e Acre, ambos com 7,9%, e Minais Gerais, com 9,3%. 

Em outubro, 100 mil mato-grossenses sentiram algum dos 12 sintomas relacionados à covid-19, mas apenas 29 mil afirmaram ter procurado atendimento médico. Um mês antes 144 mil pessoas haviam identificados os mesmos sintomas.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes