14 de abril de 2026 09:41
Cidades

Covid-19 já matou 4 pessoas em Mato Grosso em 2026

Foto de Lucas Bellinello
Lucas Bellinello

Mato Grosso registrou quatro mortes por Covid-19 em 2026, número que já supera os óbitos causados por chikungunya no mesmo período. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e consideram o balanço até os primeiros dias de abril.

Além das mortes, o volume de casos também chama atenção. Até 6 de abril, foram 465 diagnósticos confirmados de Covid-19, dentro de um total superior a 1,5 mil notificações da doença em todo o estado. Os óbitos ocorreram nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Juína e Nova Xavantina.

O levantamento aponta que as mulheres concentram a maior parte dos casos, com 59,5% das confirmações. Já os homens representam 40,5%. Entre os grupos etários, a maior incidência está entre pessoas de 21 a 40 anos. No recorte por gênero, mulheres de 21 a 30 anos lideram os registros, enquanto entre os homens há maior presença de casos em crianças menores de 5 anos, seguidas também pela faixa de 21 a 30 anos.

Outro dado relevante diz respeito às comorbidades. A maioria dos pacientes diagnosticados não apresentava doenças associadas, correspondendo a 86,2% dos casos. Já 13,8% tinham algum tipo de condição pré-existente.

No ritmo atual, o estado registra, em média, 4,7 novos casos confirmados por dia, considerando o período entre 1º de janeiro e 6 de abril. Quando incluídas todas as notificações, a média diária sobe para cerca de 15 registros.

No comparativo com a chikungunya, Mato Grosso teve três mortes e 766 casos notificados da doença no mesmo intervalo.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Bombeiros alinham estratégias contra incêndios florestais em Chapada dos Guimarães

Reunião reúne autoridades e comunidade para reforçar ações integradas durante o período de estiagem
Árvores da Amazônia
Geral

Plano Diretor prevê plantio de até 350 mil árvores e combate às ilhas de calor em Cuiabá

Proposta aposta na arborização e infraestrutura sustentável para melhorar o clima urbano e a qualidade de vida
Esportes

Projeto Bom-Jitsu conquista nove medalhas em campeonato estadual em Cuiabá

Alunos do Corpo de Bombeiros garantem ouros, pratas e bronzes e seguem na disputa por vaga no Mundial
inquéritos
Crônicas Policiais

PJC mira clínica por maus-tratos e uso de remédios vencidos em Lucas do Rio Verde

Investigação aponta exercício ilegal da profissão e risco à saúde coletiva; medicamentos expirados foram apreendidos durante buscas e Justiça autorizou quebra de sigilo de dados