Covid-19: confira as respostas às dúvidas mais frequentes sobre a vacinação

Drive-thru de vacina? Vacina em casa? E se você já teve covid, pode tomar? Coordenadora da Vigilância Epidemiológica responde

Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

A vacinação dos idosos a partir de 85 anos começou na última quinta-feira (11) em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal. A previsão da prefeitura é que, nesta etapa, sejam imunizadas 2.460 pessoas.

Trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose já estão recebendo a segunda.

Com a abertura do agendamento para os idosos, algumas dúvidas surgiram entre a população. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Capital, Valéria de Oliveira, respondeu às perguntas:

  • O agendamento para vacinar um idoso no site deu erro. O que eu faço?

Valéria: Quando a pessoa faz o agendamento e dá erro, ela deve mandar um e-mail para [email protected]com e solicitar o cancelamento desse agendamento. Após receber a resposta, a pessoa deve tentar o processo novamente.

Quando a pessoa faz o cadastro, mas não consegue abrir o campo “agendar sua triagem”, é porque a agenda do dia já está lotada. Neste caso, é necessário fazer o agendamento no dia seguinte.

Um dos erros mais comuns que tem acontecido é no campo “grupo de risco”, pois muita gente faz o agendamento e não seleciona o grupo certo: trabalhadores da saúde ou idosos a partir de 85 anos. É preciso selecionar o grupo de risco para o cadastro ser finalizado corretamente.

  • Sou profissional da saúde e ainda não fui vacinado. Por que não consigo fazer o agendamento?

Valéria: Neste momento, estamos realizando a vacinação dos idosos a partir de 85 anos e da segunda dose dos trabalhadores da saúde. A agenda para primeira dose dos trabalhadores da saúde está fechada. Não recebemos mais doses para esta finalidade.

Assim que recebermos, a agenda será reaberta e divulgaremos no site e nas redes sociais da Prefeitura.

  • Fui vacinada com a AstraZeneca e quero agendar a segunda dose. Como devo proceder?

Valéria: A segunda dose da AstraZeneca só deve ser tomada 90 dias após a primeira. Quando chegar perto da data escrita a lápis no cartão de vacinação, você deve ficar atento para fazer o agendamento pelo site da Prefeitura.

  • Tenho um parente com mais de 85 anos que teve covid-19 recentemente. Ele pode ser vacinado?

Valéria: Segundo as recomendações do Plano Nacional de Imunização, pessoas que tiveram covid-19 e que estiveram internadas só devem ser vacinadas 30 dias após a alta médica.

E aqueles que tiveram covid, mas que não precisaram ser internadas, só devem ser vacinadas após 30 dias do início dos sintomas.

  • Como os idosos acamados serão vacinados?

Valéria: Um parente ou conhecido do idoso acamado deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para fazer o cadastramento. Uma equipe móvel da Secretaria Municipal de Saúde vai agendar a vacinação e ir até a casa do idoso.

  • Por que Cuiabá não tem vacinação drive thru?

Valéria: Cuiabá está seguindo rigorosamente o Plano Nacional de Imunização, que recomenda que as pessoas imunizadas sejam observadas por 30 minutos após a administração da vacina. Esta recomendação está na bula das vacinas.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior2022: Emanuel Pinheiro diz ter alternativa para governo Mauro Mendes
Próximo artigoA repreensão