Covid 19: com 50% dos leitos ocupados, Cuiabá emite alerta sobre aceleração de casos

Secretaria de Saúde pediu que pessoas com sintomas leves da doença procurem atendimento no SUS para evitar agravamento

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

A Secretaria de Saúde de Cuiabá emitiu nessa sexta-feira (8) alerta sobre a alta na taxa de ocupação de leitos exclusivos para a covid-19. No hospital referência (antigo pronto-socorro), a taxa de ocupação estava em 55% na ala adulta e de 33,3% na ala infantil. No São Benedito, a ocupação está próxima a 50%.  

Conforme a secretaria, 44,5% dos pacientes internados em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) são de outros municípios de Mato Grosso e até de outros estados. 

O alerta foi divulgado por causa da previsão de nova aceleração de contágio que deve ser registrado a partir da próxima semana, em decorrência das festas do fim de ano.  

“Esses números assustam bastante, mas, mesmo próximo ao Natal, nossas equipes já tinham feito a previsão de aumento dos casos e de internações, com base em estatísticas e acompanhamento dos dados. Vamos ter ainda outra subida grande em função das festas de ano novo”, afirmou a secretária Ozenira Félix. 

Atualmente, a rede municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) tem 135 leitos exclusivos para covid-19, um terço dos 418 na rede estadual. Dos 135 leitos, 95 estão no hospital referência, sendo 80 adultos e 15 pediátricos, e 40 no Hospital São Benedito.  

“Por mais que a gente prepare a rede, nós temos uma limitação. Temos metade dos leitos ocupados e também estamos com as unidades de saúde com muitas pessoas procurando. O que a gente pede à população é que, se são sintomas leves, você vá a nossa unidade básica de saúde e lá você será orientado a fazer o isolamento em casa ou fazer exames, se necessário”, pontuou a secretária. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFraude em alvarás
Próximo artigoJogador do Cuiabá é detido após ser encontrado com arma em clube