Cidades

Covid-19: casos e mortalidade não aumentam pela primeira vez no ano

Apesar da queda, Mato Grosso ficou entre os Estados com as maiores incidências dos indicadores analisados

1 minuto de leitura
Covid-19: casos e mortalidade não aumentam pela primeira vez no ano
Mulher usa máscara de proteção na Central do Brasil, no centro do Rio 17/03/2020 REUTERS/Ricardo Moraes

Pela primeira vez em 2021, as taxas de contaminação e de mortalidade por covid-19 não tiveram aumento em nenhum Estado brasileiro. A informação é da Fiocruz, que analisou os indicadores de todo o país entre 20 de junho e 3 de julho.

Segundo a instituição, a média de desaceleração é de 2% ao dia, tanto no número de casos novos quanto no de óbitos. E o avanço na vacinação é o principal fator para a queda.

“As vacinas são efetivas na prevenção de casos graves e estão cumprindo bem esse papel”, aponta a Fiocruz.

Porém, ainda existem desafios logísticos a serem vencidos, segundo a instituição. Um deles – se não o maior – é garantir a cobertura vacinal na população entre 30 e 59 anos, o maior estrato populacional do Brasil.

Além disso, “é importante reconhecer situações específicas de vulnerabilidade, como a população de gestantes, população rural e periférica, mais jovem que a média nacional”.

Em Mato Grosso…

Apesar do avanço nacional, o estudo aponta que Mato Grosso continua com os índices altos, mesmo apresentando queda.

No Estado, a incidência de casos caiu 2,7% no período analisado e ficou em 37,3. Isso quer dizer que a cada 100 mil habitantes, 37 casos da doença são registrados.

Já a taxa de mortalidade caiu 0,8% e ficou em 1,0, atrás apenas de Mato Grosso do Sul (1,5), São Paulo (1,2) e Paraná (1,1).

“É fundamental que se mantenham medidas de distanciamento físico, uso de máscaras, cuidados com a higiene das mãos. É fundamental que as pessoas se vacinem, conforme o calendário dos seus municípios, sabendo que todas as vacinas disponíveis têm produzidos excelentes respostas”, ressalta a Fiocruz ao apresentar os dados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes