Mato Grosso

Corrida pelo TCE: Maluf tem 10 votos e Dilmar conta 6 deputados

2 minutos de leitura
Corrida pelo TCE: Maluf tem 10 votos e Dilmar conta 6 deputados
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

A corrida pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) está mais acirrada do que nunca nos corredores da Assembleia Legislativa. Segundo informações obtida nos bastidores, o deputado Guilherme Maluf (PSBD), que já foi indicado pelo colega Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), tem como principal adversário o líder do Governo no Parlamento, Dilmar Dal´Bosco (DEM).

De acordo com fontes do LIVRE, Maluf teria o apoio de dez parlamentares, entre eles o próprio presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM). Já Dilmar, teria conquistado seis votos até o momento.

Além deles, informações dão conta ainda de que outro deputado poderia entrar com força na disputa: Max Russi (PSB). O parlamentar, por sua vez, disse ao LIVRE que não há nada de concreto nesse sentido e que este nunca foi seu projeto, mas caso seja indicado, irá analisar “com carinho”.

Em caso de vitória de Maluf, quem se efetiva na vaga é o primeiro suplente Carlos Avalone (PSDB). Já se Dilmar Dal Bosco for para o TCE, a vaga é de Romoaldo Júnior (MDB). Como o emedebista já ocupa a cadeira deixada por Alan Kardec (PDT), que se licenciou para assumir a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e o primeiro suplente, Silvano Amaral (MDB), também ocupa uma Pasta no Governo (Agricultura Familiar), o vereador Toninho de Souza (PSD) assumiria uma cadeira no Legislativo Estadual.

Já se o escolhido for Max Russi, que ocupa a primeira-secretaria da AL, quem assume o posto de ordenador de despesas da Mesa Diretora é Valdir Barranco (PT), e o delegado Sérgio Ribeiro Araújo (PPS), primeiro suplente da coligação, assume a cadeira de deputado.

Correndo por fora

São cotados ainda para a disputa à vaga do TCE o promotor de Justiça Mauro Zaque e o diretor do Fórum de Várzea Grande, juiz Eduardo Calmon; e o deputado Wilson Santos (PSDB) indicou o contador e ex-controlador Geral de Cuiabá, Luiz Mário de Barros.

Travada há quatro anos, a vaga do ex-conselheiro Humberto Bosaipo foi liberada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início deste mês. Como Bosaipo havia sido indicado na cota do Legislativo, a prerrogativa da indicação é do Parlamento.

Inicialmente, o prazo para indicações terminaria às 19 horas desta quinta-feira (14), mas Botelho (DEM) decidiu prorrogá-lo até a próxima terça-feira (19), atendendo a um requerimento da deputada Janaina Riva (MDB), assinado por diversos parlamentares.

LEIA TAMBÉM

Servidor público mira cadeira no TCE, articula indicação e promete ir à Justiça se for impugnado

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes