Coronavírus em presídios

Alexandre Bustamante participa de reunião com secretários de Segurança Pública de todo o país

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante participa, em São Paulo, da Reunião do Conselho de Secretários de Justiça e Segurança de todo o país.

Eles discutem a situação dos presídios em meio à pandemia do novo coronavírus. Em pauta, estão ações de controle e combate à doença.

Como a reunião está em curso, ainda não há qualquer alteração prevista na rotina das unidades penitenciárias de Mato Grosso.

No Distrito Federal, no entanto, a Secretaria do Sistema Penitenciário já suspendeu as visitas até o dia 20 de março, em caráter preventivo.

Ministro da Segurança Pública, Sérgio Moro classificou, em entrevista à GloboNews, a reunião como emergencial. Sua participação estava confirmada, mas ele não pode comparecer.

“Os presos estão sob a guarda dos Estados e, no caso de presídios federais, do governo federal. E existe uma série de cuidados a serem tomados, até porque parte da população prisional, por estar em presídios com condições higiênicas não tão ideais, acaba sendo um grupo vulnerável à contaminação e a esse tipo de problema”, afirmou Moro.

Ao final da reunião a assessoria da Sesp enviou nota dizendo que medidas como a tomada em Brasília, por ora, não serão adotadas em Mato Grosso. Mas que a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário que no dia 27 de março será realizado treinamento com todos os profissionais da saúde que atendem o Sistema Penitenciário.

Confira a nota na íntegra: 

Não serão suspensas visitas e nem isolamento.

A Nota Conjunta do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen) recomendou que em caso de contingência adote-se medidas progressivas a restrição de visitas, remoção e transporte de presos e quando possível, o isolamento de presos, conforme normatização das autoridades sanitárias, o que não é o caso de Mato Grosso.

A Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário elabora um documento seguindo as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde e no dia 27 de março será realizado treinamento com todos os profissionais da saúde que atendem o Sistema Penitenciário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorXbox terá evento digital para apresentar novidades
Próximo artigoAtor da série Gomorra está preso em casa com irmã morta por causa do coronavírus