Convenção no Centro de Eventos do Pantanal reúne público e tatuadores

Vai ser nos dias 24 e 25 de agosto. Também haverá shows e atrações artísticas diversas

Foto Ilustrativa: Pixabay

Houve um tempo em que ter uma tatuagem era sinal de rebeldia. Os tatuados, aos poucos, quebraram preconceitos até que, hoje em dia, é difícil conhecer alguém que não tenha pelo menos uma pintura corporal. Ela é usada não só para adornar a pele, como também, como valor sentimental, impulsionada por uma história de vida.

O mercado mato-grossense acompanhou esse comportamento. Os negócios do setor cresceram tanto que nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro de Eventos Pantanal, ocorre o Tattoo Up Fest 2019. Ao todo 106 tatuadores participam da convenção que reúne profissionais de Mato Grosso, Brasília e Rondônia.

O coordenador do evento, o tatuador, Jacson Andrade Souza, diz que “o mundo inteiro virou adepto das tatuagens. A diferença está na motivação para fazê-las. Muitas pessoas fazem por modismo, não por um motivo em especial. Então, daqui cinco anos, essa tendência passou… Mas a tatuagem vai continuar lá”, explicou.

Ele explica que uma tattoo deve ser feita para significar algo, ou pelo menos para apreciar a arte que ela envolve. “Essa é a motivação certa para pintar o seu corpo – sempre lembrando que é uma marca para o resto da vida”, alerta.

Jacson diz ainda que o evento demonstra a qualidade do trabalho dos tatuadores da região Centro Oeste e Norte do Brasil que poderá ser conferida no evento.

Profissionais, público e fornecedores

“ Tattoo Up Fest 2019” será um encontro de profissionais do segmento, fornecedores, palestrantes e o público. Estão previstos cerca de 100 stand’s de tatuadores de diversas cidades de MT e também de outros estados.

Haverá shows de bandas locais, exposição de carros e motos vintage, roupas, acessórios e artigos relacionados. Espera-se com o TUF/2019 promover, desmistificar e difundir questões técnicas e profissionais envolvidas no segmento de Tatuagem em Mato Grosso.

A tatuagem é uma arte urbana que descende do desenho, por isso muitos dos tatuadores são desenhistas. Jean Siquera, um dos participantes da “ Tattoo Up Fest 2019” desenhava desde pequeno e quando andava de Skate pelas ruas da capital observava pessoas com tatuagens e se sentia atraído.

Eu não tinha coragem mas com 13 anos fiz minha primeira tattoo com o Celso tatuador que faleceu há pouco tempo. Logo depois juntei uma grana e comprei meu primeiro kit de tattoo”, conta.

No seu estúdio gosta criar seus próprios desenhos. “No meu estúdio todos desenham, a partir da referência dos desenhos que as pessoas trazem nós criamos. São desenhos autorais. A recomendação para a galera que trabalha aqui é saber desenhar”, diz.

Cicciolina que também estará na convenção de tatuagem neste final de semana trabalha como tatuador em Cuiabá desde a década de 80 e hoje mantem um estúdio no bairro Boa Esperança, Coxipó. Ele conta que no passado sofreu muito preconceito até mesmo de sua própria família. “Mas eu sabia que no futuro seria um setor em franco crescimento, como está de fato acontecendo”, afirma.

Ele aconselha as pessoas que querem fazer tatuagem a não copiarem uma tatuagem de outra pessoa, buscar um algo que ela se identifique. Procurar um bom estúdio, se tenha Alvará de Funcionamento da Prefeitura e Alvará da Vigilância Sanitária.

“É preciso ficar alertar para não contrair bactérias e hepatite. Pode-se buscar referências e visitar os estúdios, como também ver tatuagens que foram feitas depois de dois anos pelo menos. Não veja apenas as fotos, não procure saber apenas preços, mas sim a qualidade da tattoo e as condições do ambiente do estúdio. Com tatuagem não se brinca, ela dura para sempre e nunca mais sai. Dificilmente se consegue tirar”. adverte.

Programação Cultural

SÁBADO 24/08
09 h – Abertura / Café da manhã
11:30 h – DJ Draw
12:00 h – Almoço / Food Truck
12:30 h – Banda Ibéria
16:30 h – DJ Fabrício Chabô
17:00 h – Abertura do concurso de tatuagens
18:00 h – Julgamento das tatuagens
20:00 h – Premiação dos tatuadores
21:00 h – Banda Cavaleiros da Sombra
22:00 h – Show Billy Espíndola

DOMINGO 25/08
09:00 h – Abertura / Café da manhã
11:00 h – DJ Draw
12:00 h – Almoço / Food Truck
12:30 h – Show Wellington Berê
14:00 h – Palco Aberto
16:00 h – DJ Draw
17:00 h – Abertura do concurso de tatuagens
18:00 h – Julgamento das tatuagens
18:30 h – Desfile Miss Tattoo
20:00 h – Premiação dos tatuadores
20:30 h – Banda Power Rock Trio

(Com assessoria)